VISITA TÉCNICA

Parlamentares vão verificar denúncias de invasão ao quilombo Mangueiras

Reconhecida como patrimônio cultural de BH, comunidade se queixa da ocupação irregular de seu território

terça-feira, 18 Dezembro, 2018 - 14:45

Foto: Care - Norte / PBH

A Comunidade Quilombola Mangueiras, localizada no Bairro Aarão Reis, no quilômetro 13,5 da rodovia estadual MG-020, na Região Norte de Belo Horizonte, receberá na manhã desta quarta-feira (19/12) a visita da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara de BH. Requerida pelo vereador Edmar Branco (Avante), a atividade tem como objetivo averiguar denúncias de invasões em seu território e desrespeito às suas práticas tradicionais.

Apesar do reconhecimento como patrimônio cultural de Belo Horizonte, em janeiro deste ano, e de ter sido dado mais um passo em direção à regularização fundiária do espaço, a comunidade ainda vem sofrendo com a ocupação de seu território por terceiros, acompanhada de manifestações de racismo e desrespeito às seus laços culturais.

Ocupando área limítrofe ao município de Santa Luzia, cercada pela Mata do Isidoro, o Quilombo Mangabeiras é considerada uma comunidade urbana, na qual famílias mantêm, há mais de um século, características rurais, como práticas agrícolas, criação de animais, o uso do fogão a lenha e o conhecimento de plantas medicinais. Seu território é de preservação ambiental, abrigando nascentes e vegetação nativa.

Foram convidados para a visita representantes da Prefeitura de Belo Horizonte; da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania; da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; da Copasa e da Cemig.