No São Gabriel, vereadores fiscalizarão presença de trocadores nos ônibus
Em visita técnica às estações Barreiro e Diamente, Comissão de Transporte confirmou a ausência irregular de trocadores
Foto: Karoline Barreto / CMBH
Conflito que já se arrasta na capital e na região metropolitana há quase três anos, a demissão dos agentes de bordo dos ônibus, chamados popularmente de cobradores ou trocadores, já afeta as mais de seis mil famílias desses trabalhadores e gera transtornos diversos aos motoristas e usuários do transporte coletivo. Em visita técnica às estações Barreiro e Diamante, na última quarta-feira (28/11), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário confirmou denúncias de usuários, identificando a ausência de cobradores em grande número de veículos em circulação. No intuito de ampliar as ações de fiscalização, o colegiado realizará visita técnica à Estação São Gabriel, nesta quarta-feira (5/12), às 10h.
Conforme estabelecido pela Lei 10.526/2012, todos os veículos são obrigados a circular com motorista e cobrador, à exceção dos veículos das linhas troncais do sistema BRT/ Move e dos veículos em operação em horário noturno, aos domingos e feriados. Na última semana, diante da constatação do descumprimento das normas, a BHTrans garantiu que a empresa tem fiscalizado o problema, emitindo mais de 8 mil autuações contra as empresas de ônibus, entre janeiro e outubro de 2018.
Impactos da falta de cobrador
Para o vereador Jair Di Gregório (PP), autor do requerimento da visita e presidente da comissão a falta do cobrador sobrecarrega o motorista, que precisa dirigir o ônibus, cobrar a passagem, orientar passageiro e auxiliar cadeirantes a entrar no veículo. A Associação dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de BH e RMBH destacou, na última visita técnica, que o número de acidentes teria aumentado e que muitos motoristas deixam o trabalho por sobrecarga de atividades. Outro problema associado à falta de trocadores, segundo usuários, seria o aumento da duração das viagens.
A visita técnica desta quarta-feira pode ser acompanhada por qualquer interessado.
Superintendência de Comunicação Institucional