Combate a furtos de fios de cobre entra em debate na próxima quinta (13/12)

Material subtraído de instalações públicas e privadas alimenta o comércio ilegal e o tráfico de drogas

terça-feira, 11 Dezembro, 2018 - 16:45

Imagem: Pixabay/Licença Creative Commons

Nos últimos anos, têm se tornado mais frequentes em Belo Horizonte os casos de roubos de fios de cobre e outros componentes elétricos. Os atos de vandalismo danificam as redes de telefonia, a sinalização de trânsito e até estações de BRT, mas afetam também residências e a rede de comércio da cidade. Para tratar do assunto, a Comissão de Administração Pública realiza audiência pública na próxima quinta-feira (13/12), no Plenário Camil Caram, às 19h.

O pedido de audiência foi feito pelo vereador Pedro Bueno (Pode). Segundo ele, o material subtraído das instalações (cobre) vai, geralmente, para os ferros-velhos, e o roubo pode estar alimentando o tráfico de drogas, especialmente crack. A questão passaria, então, pelo comércio ilegal, pelo desabastecimento de energia causado pelos danos elétricos, e pela saúde pública. O vereador pretende fazer um levantamento estatístico do problema junto a autoridades.

A expectativa é que participem da reunião representantes da PBH e de forças de segurança que atuam na capital, coma a Polícia Militar e a Guarda Municipal.