UPA BARREIRO

Comissão constata limitações de estrutura, falta de materiais e de ambulâncias

Foram apontados como pontos positivos o acolhimento por classificação de risco e a atenção domiciliar

terça-feira, 17 Julho, 2018 - 15:30
Comissão de Saúde e Saneamento em visita técnica à UPA Barreiro

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Pouco espaço, insumos faltando e número insuficiente de ambulâncias para transportar casos graves para hospitais foram problemas constatados pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro, nesta terça-feira (17/7). Foram apontados como pontos positivos na visita o acolhimento feito por classificação de risco, a segurança e a atenção domiciliar. Após a vistoria, a comissão encaminhará as demandas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde.

Totalizando em média 300 atendimentos por dia e 350 funcionários, a UPA atende nas áreas de pediatria, clínica, cirurgia e ortopedia, conforme informou Valéria Pinheiro, gerente da unidade.

Problemas enfrentados por usuários foram relatados pelo Conselho de Usuários da UPA, como a liberação mais ágil de leitos em hospitais de BH para o encaminhamento de casos graves; poucas ambulâncias para transportar pacientes; falta de materiais e substituição do Raio X convencional pelo digitalizado.

Segundo o gerente de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Tarcísio Pinheiro, essas são questões pontuais, assim como a eventual falta de profissionais, devido à alta rotatividade de médicos e enfermeiros, que são repostos rapidamente. “Contudo, essas questões não influenciam na qualidade da assistência, ainda que a estrutura física não seja mais adequada”, completou.

Pontos positivos

Em contrapartida, o gestor informou que a UPA possui, hoje, o acolhimento, protocolo de atendimento realizado por meio de classificação de risco. Além disso, caso o paciente tenha uma doença grave, não aguardará na fila de espera; por meio da Central de Internação da UPA, o hospital é comunicado, a fim de verificar a disponibilidade de vagas. A presença da Guarda Municipal, com ronda durante o dia e permanência à noite; e a duplicação da atenção domiciliar também foram pontos positivos apontados.

O vereador Hélio da Farmácia (PHS), que requereu a visita, salientou que a UPA recebe muitos usuários da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que acabam superlotando a unidade. Ele disse que a falta a falta de ambulâncias e as demais demandas serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.

Quanto à sobrecarga, a comissão observou, ainda, que os postos de saúde também atendem um número elevado de pacientes, o que faz com que as pessoas acabem procurando as UPAS indevidamente a fim de receberem um atendimento mais ágil, sobrecarregando as unidades de pronto-atendimento.

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.

Visita técnica para verificar as condições de funcionamento geral da UPA BARREIRO - Comissão de Saúde e Saneamento