CENTRO DE SAÚDE

Usuários elogiam atendimento prestado em unidade do Bairro Nova Granada

Espaço físico, no entanto, ainda é insuficiente para atender demanda. Relatório da vistoria será enviado à Secretaria Municipal de Saúde

segunda-feira, 4 Junho, 2018 - 14:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, na manhã desta segunda-feira (4/6), visita técnica ao Centro de Saúde Ventosa, localizado no Bairro Nova Granada, Região Oeste da capital. Autor do requerimento, o vereador Irlan Melo (PR) conheceu as demandas apresentadas pelos funcionários e usuários, como a necessidade de ampliação do espaço físico, e elogiou o atendimento prestado pelos profissionais. Relatório com as principais necessidades apuradas será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Com cinco equipes completas de Programa de Saúde da Família (PSF), o Centro de Saúde Ventosa possui 24 mil usuários cadastrados e atende cerca de 500 pessoas por dia.  A unidade também possui duas equipes de saúde bucal, além de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composta por nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social.

O principal problema apontado pelos usuários e profissionais é com relação ao espaço reduzido, o que compromete a qualidade do atendimento à população, e inviabiliza o aumento do quadro de funcionários.

Gerente da unidade, Aline Mendes esclareceu que a ampliação da estrutura foi conquistada pela comunidade no Orçamento Participativo 2015/2016, e que está sendo aguardada apenas a liberação dos recursos para o início das obras. “A falta de espaço suficiente impede a contratação de novas equipes e sobrecarrega os funcionários, comprometendo a qualidade dos serviços prestados aos usuários”, informou Mendes.

Reforma e atendimento

Visando melhorar a qualidade do atendimento ao usuário, o C.S. Ventosa está recebendo serviços de manutenção e de reformas estruturais. Conforme informou a diretora de Saúde da Regional Oeste, Regina da Cunha Rocha, as obras incluem a troca de telhas, pintura de paredes, portas e janelas, além de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas.

Quem recebe o atendimento na unidade, elogiada pela limpeza e organização, reconhece o empenho da equipe. A aposentada Maria de Assis conta que é usuária do centro de saúde há mais de vinte anos. “É aqui que eu acompanho minha saúde e de toda a família. Confio, porque todas as vezes que precisei, sempre fui muito bem atendida”, disse a usuária.

Encaminhamentos

Irlan Melo elogiou a qualidade do atendimento prestado à população, no entanto, reconheceu a necessidade de requalificação do espaço. Diante disso, o parlamentar afirmou que vai encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Saúde, indicando as principais demandas apuradas durante a visita, além de solicitar informações acerca do cronograma para execução do projeto de ampliação da unidade.

[flickr-photoset:id=72157697615742925,size=s]