SAÚDE E SANEAMENTO

Sete Unidades de Pronto Atendimento serão visitadas no mês de julho

Audiência pública vai discutir crise financeira do Hospital Julia Kubitschek e avaliar alternativas para evitar fechamento da unidade

quarta-feira, 20 Junho, 2018 - 18:45

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) receberão visitas técnicas da Comissão de Saúde e Saneamento no mês de julho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (20/6). Os parlamentares também decidiram pela realização de audiência pública com o objetivo de discutir a possibilidade de fechamento do Hospital Julia Kubitschek. O vereador Cláudio Duarte (PSL) informou que, em reunião com Alexandre Kalil (PHS), o prefeito anunciou que irá atender às demandas imediatas da unidade hospitalar de modo a impedir a interrupção de suas atividades.

O funcionamento das UPAs Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Oeste e Pampulha será fiscalizado pela Comissão de Saúde e Saneamento. Após as visitas técnicas serão encaminhadas à secretária municipal de Saúde ações a serem tomadas para melhorar o atendimento prestado à população. As datas das visitas já estão definidas: dia 17 de julho, às 10h, será vistoriada a UPA Barreiro, às 14h, os vereadores irão à UPA Norte; a UPA Oeste será a próxima a receber a visita técnica da comissão, que acontecerá no dia 18 de julho, às 10h; em 19 de julho, às 10h, a vistoria será na UPA Nordeste, já no período da tarde, a partir das 14h, a comissão irá à UPA Pampulha; dia 20 de julho será a vez de a UPA Leste e Centro-sul receberem a visita da comissão, às 10h e às 14h, respectivamente.

O vereador Hélio da Farmácia (PHS), um dos autores dos requerimentos para a realização das visitas técnicas, afirmou que é obrigação da Comissão de Saúde e Saneamento realizar tais vistorias. “Somos pagos pra isso”, ressaltou o parlamentar ao afirmar que mesmo as unidades de saúde já visitadas pela comissão devem ser objeto de novas vistorias tendo em vista que a situação dos atendimentos muda ao longo dos meses.

Outro vereador que assina os requerimentos para a realização das visitas, Catatau do Povo (PHS), afirmou que a área da saúde pública da capital vem avançando em decorrência do trabalho da Prefeitura e da Comissão de Saúde e Saneamento, da qual faz parte. Ele destaca o abastecimento de medicamentos, que, segundo o parlamentar, está próximo de 90% nas unidades básicas de saúde, bem como os serviços odontológicos, que, de acordo com ele, também evoluíram.

Hospital Júlia Kubtschek

A possibilidade de fechamento do Hospital Júlia Kubtschek, localizado na região do Barreiro, será debatida em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, no dia 12 de julho, às 9h, no Plenário Helvécio Arantes, por requerimento do vereador Professor Wendel Mesquita (SDD).

A respeito da situação do Hospital Julia Kubitschek, que sofre com a falta de insumos básicos, tais como luvas de procedimento e fitas de esterilização, o vereador Cláudio Duarte afirmou que o prefeito Alexandre Kalil se comprometeu a arcar com responsabilidades financeiras da unidade de saúde para evitar a suspensão nos atendimentos. O parlamentar explica que, apesar de a crise no hospital não ser de responsabilidade direta do município, uma vez que a unidade faz parte da Rede FHEMIG, que é estadual, o prefeito assumiu o compromisso de investir recursos da PBH para manter os serviços em funcionamento.

O vereador Hélio da Farmácia criticou o trabalho da FHEMIG em relação ao Julia Kubitschek. Segundo ele, “o hospital vive situação de descaso total”. Ele também lembrou que, semana passada, houve a possibilidade de interrupção das atividades, inclusive, em alas que fazem atendimento de urgência e emergência.

Confira aqui o resultado completo da reunião.

19ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento