AUTOESCOLAS

Novo sistema online permitirá filtrar locais para exames de direção

A ferramenta seria uma medida para favorecer a regionalização dos locais de prova, facilitando o acesso de instrutores e candidatos

quinta-feira, 24 Maio, 2018 - 19:15
parlamentares e convidados compõem mesa de reunião
Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Diante do crescimento populacional e inchaço da ocupação na região central de Belo Horizonte, os exames de direção para obtenção das carteiras de motorista, antes realizados até nas proximidades da Avenida Afonso Pena, foram direcionados para regiões mais periféricas da cidade. Atualmente, a capital conta com quatro áreas para realização dos exames: Bandeirantes (Pampulha), Alípio de Melo (Pampulha), Barreiro e Gameleira (Regional Oeste). No entanto, a definição dos locais de prova é feita de forma aleatória pelo sistema do Detran, o que tem criado transtornos constantes para os candidatos e profissionais do setor, em razão dos grandes deslocamentos pela cidade. O tema esteve em pauta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (24/5), por inciativa do vereador Wesley Autoescola (PRP). O Detran-MG anunciou novo sistema para facilitar a regionalização das provas.

Instrutores e proprietários das autoescolas defenderam a regionalização dos exames, contando que a marcação aleatória dos locais de prova ocasiona, muitas vezes, que um candidato morador da Pampulha precise se deslocar até o Barreiro, por exemplo, para fazer o exame, mesmo tendo um local de prova próximo à sua casa. Representante do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Sipro-MG), Epaminondas Santos de Andrade lembrou que, não raramente, os instrutores acabam se atrasando para chegar ao local de prova, em razão das grandes distâncias e do trânsito enfrentado em dias de exame.

A regionalização

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Wesley Autoescola destacou a importância de se permitir a seleção dos locais de prova, como forma de facilitar o acesso dos candidatos e dos instrutores. Entre os benefícios, o parlamentar apontou a redução do estresse que o trânsito e o longo deslocamento podem provocar nos candidatos. Ainda, o vereador destacou a redução da quantidade de veículos nos corredores viários em dias de provas e a economia de recursos, tanto no combustível quanto na depreciação dos veículos.

Coordenador da Banca Examinadora do Detran-MG, Agenor Fidélis reconheceu as vantagens da regionalização, anunciando que já existe um projeto sobre o tema em desenvolvimento há cerca de um ano. O gestor explicou que o Detran está elaborando, junto à Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), um novo sistema digital que permitirá uma seleção parcial dos locais de prova, no momento da marcação online. De acordo com Fidélis, o Centro de Formação de Condutores (CFC), responsável pelo agendamento dos exames de seus alunos, poderá excluir um ou dois locais de prova que não sejam de seu interesse, deixando duas opções para a seleção aleatória pelo sistema.

Encaminhamentos

Além da inovação no sistema de marcação, os profissionais do setor propuseram a criação de uma nova área para realização de exames na região Leste da capital. O Detran manifestou apoio à iniciativa, mas destacou que a falta de recursos é um dos principais gargalos para melhorias nos serviços públicos. Como parceira no planejamento de tráfego para a realização das provas, a BHTrans se disponibilizou a estudar possíveis novas áreas na zona leste, solicitando à categoria que envie as sugestões de locais. O vereador Wesley Autoescola anunciou ainda que enviará ofício à BHTrans solicitando suporte na preservação das áreas de exames, em especial, na revitalização das sinalizações verticais e horizontais.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157691435129470,size=s]