CENTRO DE SAÚDE

Estrutura e atendimento são elogiados em unidade do Bairro Cinquentenário

Foram encontrados apenas problemas pontuais, como a necessidade de um novo compressor e pequenos reparos nas instalações

sexta-feira, 4 Maio, 2018 - 14:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde da capital, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta sexta-feira (4/5), visita técnica ao Centro de Saúde Professor Amilcar Viana Martins, localizado no Bairro Cinquentenário, na Região Oeste de BH. Segundo o requerente da visita, vereador Irlan Melo (PR), no tocante à estrutura física e ao atendimento, o equipamento apresenta condições satisfatórias, demandando apenas a solução de questões pontuais, como a troca do compressor e a necessidade de pintura e de reparos nas instalações. O parlamentar informou que vai encaminhar relatório à Secretaria Municipal de Saúde e à PBH, apontando as principais demandas da unidade, para que sejam tomadas as devidas providências.

Instalado em imóvel amplo, bem estruturado, limpo e arejado, o Centro de Saúde Professor Amilcar Viana Martins possui 13 mil usuários cadastrados e atende cerca de 300 pessoas por dia. Com 11 consultórios, a unidade possui três equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo clínicos, pediatras e ginecologistas, além de 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e cinco Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s).

A unidade também possui equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), incluindo psicólogo, fisioterapeuta, nutrólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e educador físico, além de duas equipes completas de saúde bucal.  O Centro de Saúde Professor Amilcar Martins é o único de toda a região Oeste que possui atendimento de acupuntura, com sessões no turno da manhã, de segunda à quinta-feira.

Demandas

Durante a visita, os funcionários reivindicaram a troca do aparelho compressor da unidade que, além de ultrapassado, produz um nível de ruído que estaria incomodando os profissionais e usuários. Também foram solicitadas a instalação de cobertura na área externa da unidade, espaço que é frequentemente utilizado para reuniões de equipes e atividades com a comunidade, e a contratação de um porteiro.

Gerente da unidade, José Fausto informou que a necessidade de pinturas e reparos nas paredes e tetos, problemas ocasionados pelo intenso período chuvoso dos últimos meses, já estariam sendo providenciados, após relatório enviado à administração regional.

Academia da cidade

Em prédio anexo ao centro de saúde, está localizada a Academia da Cidade, que oferece atendimento gratuito para qualquer pessoa a cima de 18 anos. Cada aluno tem direito a três aulas por semana, com duração de uma hora. A unidade, que possui mais de 500 usuários cadastrados, realiza cerca de 4 mil atendimentos por mês.

Segundo o educador físico Marcos Borges, antes do início das aulas, os usuários passam por uma avaliação física com os profissionais, para que sejam direcionados ao treinamento mais adequado. As atividades são realizadas de acordo com a necessidade e condições físicas de cada pessoa, visando a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora geral.

Encaminhamentos

Conforme avaliou Irlan Melo, o C.S. Professor Amilcar Viana Martins possui uma estrutura diferenciada, estando entre os modelos a ser seguido em toda a capital. O parlamentar informou que vai encaminhar relatório à Secretaria Municipal de Saúde e à PBH, apontando as principais demandas da unidade, para que sejam tomadas as devidas providências.

O vereador Hélio da Farmácia (PHS) avaliou positivamente os serviços prestados à comunidade, destacando a qualidade da atenção ofertada por médicos, enfermeiros, dentistas e outros servidores da unidade.

Superintendente de Comunicação Institucional