TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão protesta contra o aumento abusivo da tarifa do metrô em BH

Na mesma reunião, foi aprovada realização de audiência pública externa para debater as condições de mobilidade no Belvedere

quinta-feira, 10 Maio, 2018 - 16:45

Foto: Abraão Bruck / CMBH

O possível aumento de cerca de 90% da tarifa de metrô na capital, anunciado nesta semana, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi repudiado pelos membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10/5). Visitas técnicas para verificar as condições de tráfego em diversos pontos da cidade e audiência pública para debater as possíveis melhorias na mobilidade no Belvedere foram aprovadas pelo colegiado.

Os vereadores Jair di Gregório (PP), Fernando Luiz (PSB), Carlos Henrique (PMN) e Wesley Autoescola (PHS), todos membros efetivos da comissão, assinaram uma moção de protesto contra o reajuste abusivo da tarifa do metrô em Belo Horizonte. O manifesto dos parlamentares faz frente ao anúncio feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que anunciou, no último dia 7, o reajuste de quase 90% das passagens, que vão passar de R$1,80 para R$ 3,40, a partir desta sexta-feira (11/5).

Para Weley Autoescola, o reajuste é abusivo e só teria justificativa caso houvesse a melhoria dos serviços, acompanhada da expansão do sistema. “Em BH, além de não haver construção de mais linhas, não há nenhum investimento em melhorias”, desabafou o parlamentar.

Durante a reunião, os vereadores também protocolaram requerimento solicitando uma reunião em Brasília com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Sistema Viário

Por solicitação do presidente da comissão, vereador Jair di Gregório (PP), será realizada visita técnica para verificar irregularidades na Av. Vilarinho, na altura do nº 1000, no Bairro Venda Nova, como a falta de sinalização e manutenção da via. A atividade foi agendada para o dia 29 de maio, às 10h.

A requerimento do vereador Irlan Melo (PR), no dia 12 de junho, às 9h, serão conferidas reclamações de usuários e moradores do Bairro Universitário, que reivindicam a implementação de rotatória na Av. Bueno Siqueira esquina com Tenente Brito, devido ao alto índice de acidentes ocorridos no cruzamento das vias.

Já no dia 6 de junho, às 19h, a comissão vai realizar audiência pública externa para discutir os problemas de trânsito nas imediações do BH Shopping e nas vias de acesso a Nova Lima. Para facilitar a participação da sociedade, o debate será realizado na Rua Jornalista Djalma Andrade, nº 1350, Bairro Belvedere, no dia 6 de junho, às 19h.

As atividades, que deverão ser acompanhadas por representantes da Administração Municipal e lideranças comunitárias, são abertas à participação de qualquer cidadão interessado.

Participaram da reunião desta quinta-feira os vereadores Jair di Gregório, Wesley Autoescola, Carlos Henrique (PMN) e Fernando Luiz (PSB).

[flickr-photoset:id=72157666782315117,size=s]