TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Vereadores vão apurar condições estruturais de todos os viadutos de BH

Realização das visitas técnicas foi incluída no Plano de Trabalho do grupo que acompanha obras de contenção na Av. Nossa Sra. do Carmo

quinta-feira, 5 Abril, 2018 - 18:45
8ª reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em 5 de abril de 2018

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

O grupo de trabalho criado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário com a finalidade de acompanhar a recuperação do muro de contenção na BR-356, no Bairro Belvedere e eventuais medidas decorrentes das intervenções aprovou, nesta quinta-feira (5/4), um planejamento para suas atividades. No escopo das ações, foi incluída ainda a vistoria de todos os viadutos do município e a solicitação de laudos técnicos sobre suas condições estruturais. Requerimentos de visitas técnicas para averiguar problemas viários em outros pontos da capital também foram aprovados, bem como o parecer favorável do relator a PL que propõe incentivo e empresas que promovam a geração de empregos.

O plano de atuação do grupo de trabalho que avalia o caso da Av. Nossa Senhora do Carmo prevê novas visitas técnicas e o encaminhamento de pedidos de informação no intuito de obter um diagnóstico preciso da situação atual e das causas da instabilidade, acompanhados de pareceres técnicos dos órgãos envolvidos; a descrição das ações previstas e executadas em relação aos problemas detectados; e a produção de relatórios com auxílio da consultoria da Casa e sua devida publicidade, de modo a manter a população informada.

Na reunião de hoje, foi aprovado o encaminhamento do primeiro pedido de informação, que  solicita dados sobre as avaliações já realizadas e os prazos de execução das ações, assinado pelo relator eleito, Fernando Luiz (PSB). Com relação aos possíveis impactos das obras e aos riscos para os transeuntes e as famílias que residem acima e abaixo da encosta, o presidente Jair Di Gregório (PP) garantiu que a estrutura vem sendo monitorada 24h por equipamento de última geração, que funcionará no local de forma permanente, emitindo aviso em caso de qualquer falha que venha a ocorrer. A inclusão das famílias em programas de moradia também foi confirmada pelos vereadores.

Vistoria de viadutos

Acolhendo sugestão do relator, foi aprovada a realização de visitas técnicas a todos os viadutos existentes na cidade, com acompanhamento de especialistas e dos órgãos pertinentes, e a inclusão da questão no escopo dos trabalhos do grupo. Os parlamentares lembraram a queda de viadutos em Belo Horizonte e em Brasília e mencionaram a fala de um experiente engenheiro sobre esta última, em que afirmou que 100% dos viadutos do país apresentam problemas estruturais. Requerimento de pedido de informação sobre a situação atual e cópias dos laudos de vistorias já realizadas foi aprovado pelos colegas. A ordem dos viadutos que serão visitados e as respectivas datas serão definidas até a próxima reunião.

Visita técnica no dia 12/4, às 11h, para averiguar supostas falhas na estrutura de uma ponte situada na Rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, requerida à comissão pelo vereador Irlan Melo (PR), foi aprovada e incluída entre as ações do referido grupo de trabalho.

Outros requerimentos

Com a finalidade de apurar problemas de manutenção e riscos geológicos provocados pelas chuvas em outras vias da cidade, foram aprovadas três visitas técnicas: na manhã do dia 12/4, a requerimento de Rafael Martins (MDB), a comissão irá à Rua Zacarias Caxangá Filho, no Bairro Jardim Guanabara; em 18/4, será visitado o entroncamento das ruas França e Conselheiro Joaquim Caetano, no Bairro Nova Granada, a pedido de Carlos Henrique (PMN); e em 26/4, por solicitação de Jair Di Gregório, será a vez da Rua Engenheiro Teófilo Ribeiro, no Bairro Piratininga. Para verificar problemas na sinalização horizontal e vertical que, de acordo com moradores, estariam provocando riscos e transtornos no trânsito local, a comissão aprovou visita técnica no dia 17/4 à Av. Miguel Perrela, no Bairro Castelo, também requerida por Rafael Martins.

Para debater questões referentes às linhas de ônibus 2033 e 2034, que atendem ao Bairro Betânia, na Região Oeste, foi aprovada a realização de uma audiência pública solicitada Irlan Melo. O encontro foi agendado para o dia 12/4, às 11h.

Pedido de informação referente às alterações nas linhas 714 e 715 (Estação São Gabriel/ Casas Populares e Estação São Gabriel / Monte Azul) serão encaminhadas a pedido do vereador Jorge Santos (PRB).

Geração de empregos

No âmbito do desenvolvimento econômico do município, que também figura entre as atribuições desta comissão, foi apreciado em 1º turno o PL 495/18, que propõe a concessão de incentivos fiscais a empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços que promovam a geração e manutenção de empregos na capital, estabelecendo seus critérios e condições. De autoria de Carlos Henrique (PMN), a matéria recebeu parecer favorável do colegiado e segue tramitando nas comissões, antes de submeter á votação em Plenário. 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157692186573822,size=s]