Vereadores vão apurar condições estruturais de todos os viadutos de BH

O grupo de trabalho criado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário com a finalidade de acompanhar a recuperação do muro de contenção na BR-356, no Bairro Belvedere e eventuais medidas decorrentes das intervenções aprovou, nesta quinta-feira (5/4), um planejamento para suas atividades. No escopo das ações, foi incluída ainda a vistoria de todos os viadutos do município e a solicitação de laudos técnicos sobre suas condições estruturais. Requerimentos de visitas técnicas para averiguar problemas viários em outros pontos da capital também foram aprovados, bem como o parecer favorável do relator a PL que propõe incentivo e empresas que promovam a geração de empregos.
O plano de atuação do grupo de trabalho que avalia o caso da Av. Nossa Senhora do Carmo prevê novas visitas técnicas e o encaminhamento de pedidos de informação no intuito de obter um diagnóstico preciso da situação atual e das causas da instabilidade, acompanhados de pareceres técnicos dos órgãos envolvidos; a descrição das ações previstas e executadas em relação aos problemas detectados; e a produção de relatórios com auxílio da consultoria da Casa e sua devida publicidade, de modo a manter a população informada.
Na reunião de hoje, foi aprovado o encaminhamento do primeiro pedido de informação, que solicita dados sobre as avaliações já realizadas e os prazos de execução das ações, assinado pelo relator eleito, Fernando Luiz (PSB). Com relação aos possíveis impactos das obras e aos riscos para os transeuntes e as famílias que residem acima e abaixo da encosta, o presidente Jair Di Gregório (PP) garantiu que a estrutura vem sendo monitorada 24h por equipamento de última geração, que funcionará no local de forma permanente, emitindo aviso em caso de qualquer falha que venha a ocorrer. A inclusão das famílias em programas de moradia também foi confirmada pelos vereadores.
Vistoria de viadutos
Acolhendo sugestão do relator, foi aprovada a realização de visitas técnicas a todos os viadutos existentes na cidade, com acompanhamento de especialistas e dos órgãos pertinentes, e a inclusão da questão no escopo dos trabalhos do grupo. Os parlamentares lembraram a queda de viadutos em Belo Horizonte e em Brasília e mencionaram a fala de um experiente engenheiro sobre esta última, em que afirmou que 100% dos viadutos do país apresentam problemas estruturais. Requerimento de pedido de informação sobre a situação atual e cópias dos laudos de vistorias já realizadas foi aprovado pelos colegas. A ordem dos viadutos que serão visitados e as respectivas datas serão definidas até a próxima reunião.
Visita técnica no dia 12/4, às 11h, para averiguar supostas falhas na estrutura de uma ponte situada na Rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, requerida à comissão pelo vereador Irlan Melo (PR), foi aprovada e incluída entre as ações do referido grupo de trabalho.
Outros requerimentos
Com a finalidade de apurar problemas de manutenção e riscos geológicos provocados pelas chuvas em outras vias da cidade, foram aprovadas três visitas técnicas: na manhã do dia 12/4, a requerimento de Rafael Martins (MDB), a comissão irá à Rua Zacarias Caxangá Filho, no Bairro Jardim Guanabara; em 18/4, será visitado o entroncamento das ruas França e Conselheiro Joaquim Caetano, no Bairro Nova Granada, a pedido de Carlos Henrique (PMN); e em 26/4, por solicitação de Jair Di Gregório, será a vez da Rua Engenheiro Teófilo Ribeiro, no Bairro Piratininga. Para verificar problemas na sinalização horizontal e vertical que, de acordo com moradores, estariam provocando riscos e transtornos no trânsito local, a comissão aprovou visita técnica no dia 17/4 à Av. Miguel Perrela, no Bairro Castelo, também requerida por Rafael Martins.
Para debater questões referentes às linhas de ônibus 2033 e 2034, que atendem ao Bairro Betânia, na Região Oeste, foi aprovada a realização de uma audiência pública solicitada Irlan Melo. O encontro foi agendado para o dia 12/4, às 11h.
Pedido de informação referente às alterações nas linhas 714 e 715 (Estação São Gabriel/ Casas Populares e Estação São Gabriel / Monte Azul) serão encaminhadas a pedido do vereador Jorge Santos (PRB).
Geração de empregos
No âmbito do desenvolvimento econômico do município, que também figura entre as atribuições desta comissão, foi apreciado em 1º turno o PL 495/18, que propõe a concessão de incentivos fiscais a empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços que promovam a geração e manutenção de empregos na capital, estabelecendo seus critérios e condições. De autoria de Carlos Henrique (PMN), a matéria recebeu parecer favorável do colegiado e segue tramitando nas comissões, antes de submeter á votação em Plenário.
Superintendência de Comunicação Institucional
[flickr-photoset:id= 72157692186573822,size=s]