Em pauta, políticas de prevenção e de enfrentamento de enchentes em BH

Sociedade civil, vereadores e representantes da PBH vão debater medidas para mitigar impactos das chuvas na Capital

segunda-feira, 16 Abril, 2018 - 16:00

Foto: Divulgação / CMBH

As chuvas que vêm atingindo BH desde o início do ano causaram inundações nas principais avenidas da cidade, gerando transtornos e prejuízos à população. No intuito de avaliar os problemas estruturais que tem agravado a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza uma audiência pública na próxima quinta-feira (19/4), a partir das 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Atividade foi requerida pelo vereador Fernando Luiz (PSB).

Em 2018, sobretudo nos meses de fevereiro e março, comerciantes e moradores da capital enfrentaram probelamas como a perda de veículos e o comprometimento de imóveis em função das inundações causadas pela chuva forte, nas Avenidas Bernardo Vasconcelos, Cristiano Machado, Tereza Cristina e Vilarinho. Ativistas e lideranças de diferentes partes da capital lembram que estes não foram episódios isolados e chamam a atenção do poder público para o fato de que os transtornos se alinham ao já antigo histórico de alagamentos na cidade.

Dainte disso, de acordo com o vereador Fernando Luiz, a audiência vai abrir portas para a discussão de medidas mais eficazes para o enfrentamendo do problema, provocando os órgãos competentes a avaliar e debater soluções definitivas para a situação.

Foram convidados para a reunião o secretário Municipal de Obras e lnfraestrutura, Josué Valadão, o superintendente de Limpeza Urbana, Genedempsey Bicalho Cruz, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Reginaldo Mendonça Junqueira e a secretária Municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas.