EDUCAÇÃO INFANTIL

Comissão elogia reformas nas escolas Salgado Filho e Aminthas de Barros

Parlamentar defendeu, no entanto, a ampliação da área destinada à realização de atividades lúdicas e esportivas

segunda-feira, 23 Abril, 2018 - 17:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Desde o fim de 2017, após o anúncio da criação de mais 10 mil vagas no ensino infantil, as escolas da rede pública municipal vêm passando por reformas para receber os novos alunos. No intuito de avaliar o andamento das obras, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizou, nesta segunda-feira (23/4), visita técnica às escolas municipais Salgado Filho e Prefeito Amynthas de Barros. Requerente da atividade, o vereador Gilson Lula Reis (PCdoB) avaliou positivamente as intervenções, mas defendeu a ampliação dos espaços disponíveis para a realização de atividade lúdicas e esportivas por parte das crianças. 

Escola Municipal Salgado Filho

Em 2018, duas novas turmas de ensino infantil foram abertas na unidade. Em vista disso, forma realizadas internvenções de apaptação da estrutura de salas de aula, sala de vídeo, cantina, banheiros, e elevador, além da intalação de um parquinho. A escola também recebeu três professores exclusivos, com experiência na Educação Infantil, além de uma nova coordenadora. O vice-diretor da escola, Evandro Oliveira reiterou que a aceitação por parte dos pais dos alunos foi tão grande, que atualmente já existe um movimento feito pelas próprias mães para que os filhos possam continuar estudando na escola, que não conta com turmas do 1º Ciclo do Ensino Funamental. 

O vereador Gilson Lula Reis elogiou as intervenções realizadas até o momento e reforçou o compromisso da Comissão de Educação em continuar acompanhando de perto as alterações na política de educação infantil. O parlamentar apontou, contudo, que a escola ainda precisa adequar a biblioteca infantil e ampliar o espaço de movimentação das crianças.

Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros

Desde janeiro deste ano, com as alterações promovidas pela PBH no funcionamento da rede, a Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros passou a atender alunos desde o ensino infantil até as turmas de Educação de Jovens e Adultos.  Acompanhado pela coordenadora geral da unidade, Fernanda Cecília Farias de Ávila, Gilson Lula Reis vistoriou a nova ala da escola, planejada e adaptada para receber a leva de crianças de 4 a 5 anos.

Entre as novas acomodações estão salas, banheiros e uma cantina adaptada, que atendem diariamente sete turmas e alunos do Atendimento Educacional Especializado de toda a região. O parlamentar constatou, contudo, a ausência de espaços para interação e brincadeiras, assim como a necessidade de uma rampa de acesso para o parquinho e a falta de adaptação da biblioteca.  

Em vista dos problemas, o vereador encaminhará à Secretaria Municipal de Parques e Jardins uma solicitação de caráter emergencial, para que o Parque Estrela Dalva, até então interditado pela Defesa Civil, possa ser revitalizado e incorporado as dependência da unidade. “Me impressiona a presença de uma parque que poderia ser utilizado para atividades físicas e lúdicas, estar inutilizado”, apontou o paralamentar. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

[flickr-photoset:id=72157695992838575,size=s]

[flickr-photoset:id=72157695293959454,size=s]