Unidade do Vista Alegre precisa de readequações na estrutura física
Equipamento atende um público de quase 21 mil pessoas, mas não conta com espaço suficiente para esse contingente
Foto: Taís Alves
O Centro de Saúde Cícero Idelfonso, localizado no Bairro Vista Alegre, Região Oeste da capital, recebeu a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, por requerimento do vereador Irlan Melo (PR), na manhã desta segunda-feira (26/3). Durante a atividade, que é parte da rotina do colegiado, foi constatada a necessidade de reforma e ampliação da unidade, bem como a contratação de profissionais. Relatório com as principais demandas apuradas será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.
Com cinco equipes incompletas do Programa Saúde da Família (PSF), o C. S. Cícero Idelfonso também conta com atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além de três equipes completas de saúde bucal.
Conforme informou a gerente da unidade, Mayesse Cardoso, a unidade possui um déficit de médicos generalistas, já em fase de contratação, e também de um pediatra, o que segundo a gestora já é um problema recorrente devido à falta destes profissionais no mercado.
Conforme informou o médico de família e comunidade, Carlos Eduardo Sampaio, a remuneração paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos profissionais é muito baixa, se comparada com mercado em geral, o que provoca uma alta rotatividade de profissionais, em busca de melhores remunerações e condições de trabalho.
Ampliação
Entre as queixas apresentadas por funcionários e usuários da unidade está a alegação de existência de problemas infraestruturais, como falta de manutenção e reformas. Atualmente, o equipamento atende um público de quase 21 mil pessoas, cerca de 400 por dia, mas não conta com espaço suficiente para esse contingente.
De acordo com os funcionários, a melhoria da infraestrutura e ampliação do equipamento, que conta com uma equipe composta por cerca de 70 profissionais, abririam portas para melhorar a atenção prestada ao público, bem como para incrementar as condições de trabalho. Apesar das queixas, vários usuários da unidade elogiaram o serviço prestado pela equipe local, destacando o bom relacionamento e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais.
Encaminhamentos
Conforme avaliou Irlan Melo, o Centro de Saúde Cícero Idelfonso é muito bem gerido e possui uma equipe de profissionais comprometidos, no entanto, alguns problemas pontuais precisam ser sanados para não comprometer o atendimento aos usuários. “O processo de reposição e contratação de profissionais, bem como a reforma e ampliação da unidade precisam ser resolvidos com celeridade para que os pacientes não fiquem prejudicados”, destacou Melo.
Ao final da vistoria, o parlamentar informou que vai encaminhar relatório à Secretaria Municipal de Saúde, apontando as principais demandas da unidade, para que sejam tomadas as devidas providências.
Superintendência de Comunicação Institucional