EDUCAÇÃO INFANTIL

Umei Piratininga passa por adaptações para receber alunos da educação infantil

Em visita técnica da Comissão de Educação, parlamentar defendeu a instalação de telas de proteção no segundo andar do edifício

segunda-feira, 26 Março, 2018 - 15:15

Foto: Márcio Niheus / CMBH

Na última segunda-feira (26/3), a Comissão de Educação da Câmara realizou visita técnica à Umei Pirtatininga, em Venda Nova, por requerimento da vereadora Nely (PMN). O objetivo foi avaliar as condições estruturais da escola para receber alunos da educação infantil, na esteira da reorganização da rede municipal promovida pela Prefeitura, que anunciou em 2017, a criação de 10 mil novas vagas para estudantes na faixa dos 0 aos 5 anos. A requerente da visita avaliou positivamente a estrutura da unidade, mas sugeriu a instalação de equipamentos para garatir a segurança de alunos nos andares superiores do prédio. A unidade, que está em funcionamento há três anos e atualmente é a maior da capital, recebe cerca de 500 crianças todos os dias e acaba de passar por reformas. 

Segurança 

Gabinete parlamentar teria ouvido e confirmado, na visita, relatos sobre a existência de bancadas próximas às janelas, que poderiam ser usadas como degraus por alunos, ocasionando possíveis acidentes. A vereadora Nely reafirmou a necessidade de cuidado especial, levando em conta a faixa estaria das crianças, e sugeriu a colocação de telas de segurança nas janelas, para avitar acidentes. Segundo a direção da escola, a proposta será acatada. No entendimento da vice diretora, Débora Dias, a medida funcionaria como uma interveção de precaução adicional, uma vez que a escola já teria recebido o aval de engenheiros e do Corpo de Bombeiros para funcionamento. 

Sobre a viabilidade dos ajustes solicitados, o Consultor Técnico Especializado da PBH, Farid Sales de Carvalho, afirma ser necessária apenas a autorização do colegiado escolar. Financeiramente, apesar de a escola reiterar não possuir problemas de caixa, Cássia Lima dos Santos, acompanhante da Educação Infantil de Venda Nova, também relembrou o empenho da Secretaria Municipal de Educação em financiar as reformas da Umeis e disse que a pasta também poderia contribuir.

Outras adaptações

Para Valéria Chagas, diretora Regional de Educação, as obras demandadas pela abertura de novas vagas de ensino infatil têm sido realizadas com êxito pela Prefeitura. Na Umei Piratininga, por exemplo, as adpatações previstas incluem a construção de um parquinho adequado para as crianças de 2 anos. No local, que hoje atende 30 turmas em dois turnos, já estão disponíveis um amplo refeitório, banheiros, áreas recreativas, como parque, quadra coberta e aberta, além de área verde e 15 salas, todas adaptadas para a faixa estária dos estudantes. “A escola está muito bem cuidada, muito organizada”, afirmou a vereadora Nely

Após a vistoria, ficou acordado que as responsáveis pela Unidade Municipal de Educação Infantil providenciarão as mudanças necessárias para assegurar o bem-estar das crianças e que um encaminhamento também será feito ao Batalhão da PM e a BHTRANS, afim de, em conjunto, reforçarem a segurança de funcionários, pais e alunos, durante os horários de entrada e saída, em atenção a pedido feito durante a visita técnica, pelas diretoras.

Superintendência de Comunicação Institucional