SERVIÇO À POPULAÇÃO

Posto de atendimento do TRE-MG será inaugurado no Núcleo de Cidadania

Unidade oferecerá ao cidadão acesso a diversos serviços como segunda via do título de eleitor e recadastramento biométrico

segunda-feira, 26 Fevereiro, 2018 - 15:15

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Buscando facilitar o acesso da população a dezenas de serviços públicos necessários para a vida diária, como a emissão de documentos, a Câmara de BH dá continuidade aos investimentos na ampliação e qualificação do Núcleo de Cidadania e inaugura um novo posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que estará disponível a partir de março. A unidade disponibilizará diversos serviços ao cidadão, como emissão de segunda via do título de eleitor e recadastramento biométrico. O atendimento será realizado apenas com agendamento prévio, que deverá ser feito por meio do portal do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). O evento de inauguração será no dia 1º de março (quinta-feira), às 11h, e contará com a presença dos presidentes da Câmara, vereador Henrique Braga (PSDB), e do TRE, desembargador Edgard Penna Amorim.

O posto do TRE-MG se somará a outras seis unidades de atendimento já instaladas no Núcleo de Cidadania da Câmara de BH, que, por meio de parcerias com órgãos do Poder Executivo e do Judiciário, oferecem variados serviços como emissão de carteira de trabalho e de cédulas de identidade, refeições a preços populares e acesso gratuito à internet. Conheça aqui os diversos serviços disponíveis e visite o Núcleo de Cidadania.

A unidade será composta por seis guichês para atendimento simultâneo ao cidadão e oferecerá todos os serviços ao eleitor, tais como alistamento eleitoral, recadastramento biométrico, transferência de título, emissão de segunda via do documento, atualização de dados cadastrais, emissão de certidões e regularização eleitoral.  O eleitor deverá sempre levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de endereço recente. O posto estará aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Reestruturação

Apenas no último ano, o Núcleo de Cidadania passou por três grandes etapas de reformas e reestruturação para ampliar seu atendimento. Em março do ano passado, mudanças na configuração e estrutura do espaço permitiram a ampliação da capacidade de atendimento do Posto de Identificação, antes limitada a 72 senhas por dia, para 200 pessoas. Já no início de 2018, a conclusão de melhorias no Refeitório Popular permitiu a reabertura do serviço, garantindo a oferta de centenas de refeições diariamente. Para receber os serviços do TRE-MG, o Núcleo passou por nova repaginação, garantindo a estrutura necessária ao pleno atendimento. Além do espaço físico, parte logística de atendimento está sendo aprimorada com a instalação de uma recepção unificada, o que deve permitir maior agilidade no atendimento ao cidadão.