Parlamentares vão debater a falta de segurança nos centros de saúde

O problema vem sendo denunciado por usuários do serviço e pelos profissionais que atuam nas unidades da capital

segunda-feira, 18 Dezembro, 2017 - 19:00
Fachada do Centro de Saúde Pedreira Prado Lopes

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Problema recorrente nas pautas das visitas técnicas realizadas pela Comissão de Saúde e Saneamento, a falta de segurança nas unidades de saúde tem preocupado usuários e profissionais que atuam nesses locais. Assaltos, furtos, agressões físicas, xingamentos, são diversos os tipos de violência a que estão submetidas as unidades de saúde. Diante da gravidade do tema, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará audiência pública para discutir a situação na próxima quarta-feira (20/12), a partir das 13h50, no Plenário Helvécio Arantes.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) explica que as denúncias têm sido apresentadas tanto por gestores e funcionários quanto pelos usuários das unidades. O parlamentar destaca a importância de se rever o aparato de segurança disponibilizado, como forma de garantir a segurança nas unidades, seja para inibir furtos e assaltos, seja para conter possíveis abusos e excessos de usuários ou membros das equipes.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado; os coordenadores e coordenadoras de Administração Regional Municipal das nove regionais (Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Pampulha, Venda Nova, Noroeste, Oeste) e representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos conselhos distritais de saúde, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e da Guarda Municipal de Belo Horizonte.