BAIRRO MANACÁS

Moradores denunciam atropelamentos e pedem reforço na sinalização

Comissão de Transporte enviará relatório com demandas da comunidade à BHTrans, que se compromentou a buscar soluções para o problema

quarta-feira, 20 Dezembro, 2017 - 14:30
Vereador Rafael Martins e representante da BHTrans, em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a vias do Bairro Manacás (Pampulha)

Foto: Karol Barreto / CMBH

Risco de acidentes devido a sinalização insuficiente e dificuldade de conversão, prejudicada por conformação do canteiro central, foram problemas apontados pelos moradores do Bairro Manacás, na Região da Pampulha, em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a vias do bairro, nesta quarta-feira (20/12). Na visita, que foi requerida pelo vereador Rafael Martins (PMDB), a BHTrans informou que apresentará um projeto operacional à comunidade e à Comissão, para solucionar as questões apontadas.

De acordo com os moradores, em ambos os trechos, há insuficiência de sinalização e placas instaladas em local inadequado. Na Rua Wiver Fernandes da Silva, o formato pontiagudo de um canteiro central na via dificulta o retorno à esquerda. Na Rua dos Geólogos com Leonil Prata, o trânsito é intenso e os motoristas não respeitam a sinalização, causando acidentes, incluindo atropelamentos. Foi solicitado, ainda, que seja instalado um semáforo no cruzamento.

Soluções propostas

Anotando os pontos observados e reclamações dos moradores, o analista de Transporte e Trânsito da BHTrans, Rogério Mariano dos Santos, sugeriu, na visita, a instalação de sinalização horizontal, de placas de parada obrigatória e área escolar e de faixa de pedestre na Rua Wiver Fernandes da Silva. Quanto ao canteiro central, informou que a extremidade pontiaguda pode ser retirada, a fim de facilitar o retorno dos veículos.

No que se refere ao cruzamento entre a Rua dos Geólogos e Leonil Prata, propôs a colocação de duas faixas de pedestre e a manutenção da sinalização dos redutores de velocidade. Na oportunidade, a BHTrans informou que, após recebimento de relatório da visita técnica pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a BHTrans elaborará um projeto operacional, que será encaminhado ao setor de sinalização da empresa. Então, será agendada reuniãocom representantes do Legislativo e da comunidade, para que seja apresentado o projeto operacional.

Encaminhamentos

Segundo o vereador Rafael Martins (PMDB), que requereu a visita, a Comissão encaminhará à BHTrans relatório com as solicitações dos moradores, para que sejam oficializadas e se iniciem as intervenções propostas. “Serão solicitados reforço da sinalização, intervenção na praça e implantação de faixas de pedestre e de área escolar. Mesmo que demande mais tempo para ser implantado, o semáforo também será solicitado”, informou.

[flickr-photoset:id=72157688556299692,size=s]