SISTEMA VIÁRIO

Moradores do Nova Vista se mobilizam contra alta incidência de acidentes

Comunidade demanda melhorias na sinalização e mão única em vias locais. Comissão vai enviar ofício a BHTrans e PBH pedindo providências

quinta-feira, 30 Novembro, 2017 - 14:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Após constantes reclamações da comunidade quanto ao trânsito nas Ruas São Fidélis, Magno Moura e Porto Seguro, no Bairro Nova Vista, Região Leste da capital, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (30/11). Durante a atividade, requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), foram constatados problemas como insuficiência de sinalização e forte afluxo de veículos, o que contribui para a ocorrência de vários acidentes na região. Como forma de diminuir as dificuldades enfrentadas pelos moradores, o parlamentar informou que vai encaminhar, por meio da comissão, um ofício à BHTrans e à PBH, solicitando a implantação de mão única nas vias, bem como o reforço na sinalização.

O tráfego intenso e a sinalização precária nas ruas São Fidelis, Magno Moura e Porto Seguro são as principais causas de acidentes de trânsito e atropelamentos no local. O morador Jonas do Carmo Silva contou que há cerca de um mês, sua avó, uma senhora de 86 anos, foi atropelada por uma motocicleta quando teria tentado atravessar a via pública. Ainda de acordo com Silva, a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Representante da associação de moradores do bairro, Júlio Lorenzo afirmou que por várias vezes já foram solicitadas providências aos órgãos competentes, como por exemplo, o reforço na sinalização horizontal. “Nossa preocupação é grande porque no entorno há espaços comerciais e uma escola infantil, mas não existe sequer uma faixa de pedestre”, alertou.

Ainda de acordo ciom os moradores, outra medida eficaz seria a alteração na circulação das vias, que passariam a ter mão única. Eles alegam que o Bairro Nova Vista vem crescendo a cada dia e recebendo muitos condomínios, contudo, o sistema viário é o mesmo há vários anos e não acompanha o aumento do fluxo de automóveis .

Encaminhamentos

Conforme relatou o analista de Transporte de Trânsito da BHTrans/Regional Leste, Humberto Tomicioli, o índice de acidentes no local é bastante alto, pelo menos dois a cada semana. A reivindicação antiga da comunidade, relativa à mudança de circulação das vias, poderia ser atendida, mas para isto ocorrer seria necessária a elaboração de um estudo técnico.

Jair di Gregório afirmou acreditar que a maior parte dos moradores do Bairro Nova Vista apoia a medida, uma vez que a alteração na circulação das vias é uma demanda recorrente. O parlamentar também garantiu que vai encaminhar, por meio da comissão, um ofício à BHTrans e à PBH, solicitando a implantação das medidas sugeridas pela comunidade local.

[flickr-photoset:id=72157690321003215,size=s]