PROGRAMA VILA VIVA

Obras nas Vilas São Tomás e Aeroporto serão retomadas

Moradores reclamam que intervenções estão paralisadas há cerca de quatro anos. Comissão vai acompanhar cronograma de obras da PBH

terça-feira, 3 Outubro, 2017 - 13:45

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A construção de edificações e infraestrutura urbana para conclusão das obras do Programa Vila Viva dos aglomerados São Tomás e Aeroporto, localizados na Região Norte da capital, estão em fase final de processo licitatório. A notícia foi recebida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica realizada no local, na manhã desta terça-feira (3/10). Requerente da atividade, o vereador Rafael Martins (PMDB) solicitou à PBH um cronograma de execução, a fim de encaminhar o planejamento das obras aos moradores locais.

As Vilas São Tomás e Aeroporto, desde o início da década, vêm sendo reformadas através do Vila Viva – programa da Prefeitura que reurbaniza vilas e favelas. Ao todo, o programa promoveu a remoção de 1.230 residências e prevê a construção de 520 novas moradias na região. A execução das obras conta com recursos do governo federal, financiados pelo Programa Pró-Moradia.

De acordo com o morador João Alves da Silva, paralisadas há cerca de quatro anos, as obras de construção das unidades habitacionais já tiveram o prazo de entrega descumprido pela PBH por pelo menos duas vezes.

“A falta de informações do poder público faz com que a comunidade se sinta desassistida. A maioria das famílias já foi removida dos imóveis e estamos sobrevivendo em locais provisórios ou pagando aluguel”, disse o morador.

Assim como Silva, centenas de moradores aguardam um apartamento do programa. Eles reclamam que, dos 520 imóveis prometidos, apenas 128 foram entregues.

Retomada das obras

Representante da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Marco Antônio Gomes confirmou os atrasos. “Devido a alguns desacordos, o contrato com a construtora foi paralisado em 2014, e somente em 2016 foi rescindido”, afirmou Gomes. Ainda de acordo com a Urbel, um novo processo licitatório está em fase de conclusão, e a previsão é queas obras sejam retomadas este ano.

Com relação à infraestrutura urbana, que inclui obras de saneamento básico, reestruturação do sistema viário, dentre outras, está previsto que sejam executadas no início de 2019. “A época de chuvas é inadequada para a execução de drenagem, terraplanagem ou pavimentação. Passando este período, retornaremos também com as obras de infraestrutura”, explicou o coordenador de Atendimento da Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes.

O vereador Rafael Martins solicitou aos representantes da Prefeitura um cronograma das obras, de forma a garantir que a comunidade tenha um maior controle de cada etapa que será executada. O parlamentar ainda se comprometeu a acompanhar todo o processo de retomada das obras, em diálogo com a comunidade.

[flickr-photoset:id=72157661114360848,size=s]