VISITA TÉCNICA

Maternidade Leonina Leonor estaria sendo usada para depósito de materiais

Com projeto parado há mais de oito anos, unidade nunca chegou a ser inaugurada. Comunidade denuncia mau uso do espaço

sexta-feira, 15 Setembro, 2017 - 17:30
Fachada da maternidade com pneus e entulhos na calçada

Imagem: Google

Com inauguração prevista para 2009, a Maternidade Leonina Leonor, em Venda Nova, segue fechada até hoje e tem sido motivo de preocupação para a comunidade vizinha. De acordo com as denúncias apresentadas, o espaço estaria sendo utilizado pelo poder público para armazenar materiais e mobiliário ociosos, vindos de escolas municipais. Ainda, há denúncias de que os equipamentos hospitalares já adquiridos para a maternidade teriam sido removidos do local. A situação será apurada pela Comissão de Saúde e Saneamento em visita técnica à maternidade, na próxima segunda-feira (18/9), a partir das 9h.

Elaborado, à época, pela Secretaria Municipal de Saúde para incorporar a rede pública de saúde, com o apoio de diversas entidades de assistência e defesa da mulher, o projeto da nova maternidade propõe a implantação de um modelo de assistência ao parto mais humanizado, que respeite as escolhas e o protagonismo da mulher. Acionado pela comunidade local e movimentos sociais que lutam pela abertura da unidade, o vereador Flávio dos Santos (Pode), autor do requerimento para a visita, explica que vai verificar a situação das obras, assim como a aquisição dos equipamentos e a destinação dada a eles.