UNIDADES DE SAÚDE

Usuários denunciam falta de espaço e de medicamentos na Região Norte

Centros de Saúde Campo Alegre e Etelvina Carneiro também precisam de mais profissionais e de segurança

sexta-feira, 4 Agosto, 2017 - 15:30

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Espaço físico reduzido, infraestrutura precária, falta de medicamentos e de profissionais foram problemas constatados pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica aos Centros de Saúde Campo Alegre e Etelvina Carneiro, nesta sexta-feira (4/8). O vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que solicitou a atividade, informou que a comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando celeridade nas adequações para o atendimento básico à população.

C.S. Campo Alegre

Com quatro equipes incompletas de Programa de Saúde da Família (PSF) e 17 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a unidade atende 11 mil usuários, em espaço reduzido, comprometendo a qualidade dos serviços.

Gerente do CS Campo Alegre, Ana Letícia Moreira explicou que a principal carência da unidade hoje é com relação à necessidade de contratação de mais profissionais da saúde, no entanto, a falta de espaço inviabiliza a disponibilização de mais médicos e equipes de apoio. “O ideal é que a unidade tivesse pelo menos mais oito consultórios”, afirmou a gestora.

Outras demandas foram apresentadas por funcionários e usuários, como a falta de glicosímetro, medicamentos, fitas para diabéticos e de cartuchos de tinta para impressão de resultados de exames. Também foi apontada a ocorrência de furtos, agressões verbais e depredação, devido ao problema da falta de segurança.

Apesar dos problemas encontrados, a vereadora Marilda Portela (PRB) elogiou a qualidade dos atendimentos prestados à população, destacando o empenho dos médicos, enfermeiros, dentistas e outros servidores da unidade.

C.S Etelvina Carneiro

A estrutura do C.S. Etelvina Carneiro conta com quatro equipes de saúde da família, seis ACEs, 13 ACSs e oito consultórios, que garantem atendimento a 18 mil usuários, cerca de 200 por dia. A unidade também oferece atendimento em áreas como clínica médica, assistência social, psicologia e odontologia.

Além das dificuldades apontadas pelos pacientes, como a falta de espaço, de funcionários e de medicamentos, os vereadores ainda detectaram problemas estruturais como rachaduras e infiltração. Sem pintura ou reforma há mais de quatro anos, a unidade tem a limpeza mantida por apenas uma funcionária.

O vereador Eduardo da Ambulância (PTN) observou que, apesar de antiga, a unidade dispõe de uma estrutura razoável, sendo necessárias reformas e serviços de manutenção.

Encaminhamentos

Após as visitas, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte disse que encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde todas as demandas apresentadas pela comunidade e pelos funcionários, solicitando celeridade nas adequações para o atendimento básico à população.

[flickr-photoset:id=72157684765544000,size=s]