ACESSIBILIDADE

Seminário vai debater desafios da mobilidade urbana para pessoas com deficiência

Objetivo é discutir medidas que visam garantir os direitos desses indivíduos no contexto social e urbano da capital

quarta-feira, 2 Agosto, 2017 - 14:45
Símbolo de pessoa com deficiência física

Pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010 apontaram que mais de 45 milhões de brasileiros (cerca de 20% da população do país) possuem algum tipo de deficiência. Ciente da relevância desses números, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai realizar seminário, nesta quinta-feira (3/8), para debater as possíveis contribuições do município na construção de uma cidade mais planejada, no sentido de garantir acessibilidade e mobilidade a esta parcela da sociedade de Belo Horizonte. Requerido pelo vereador Jair de Gregório (PP), o evento será realizado no Plenário Amynthas de Barros, das 9h às 12h.

Pessoas com algum tipo de deficiência enfrentam diariamente limitações que estão diretamente ligadas à mobilidade e à autonomia de se locomoverem. Em 2013, segundo levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 25% dos ônibus da capital não eram adaptados e, de acordo com usuários, boa parte do restante se encontra em más condições de uso. Para Jair di Gregório, “são vários os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência, sendo necessário buscar soluções que tragam mais qualidade de vida a esse contingente de cidadãos”.

No âmbito do "Plano Estratégico BH 2030 - BH no rumo certo", serão debatidos assuntos referentes à mobilidade nos espaços dos pedestres; reforma e adaptação de vias, bairros, edifícios e meios de transporte, acessibilidade nos pontos turísticos; crescimento de área urbana acessível e escolas inclusivas, bem como a adoção de novas estratégias e a criação de grupos e programas de ação.

Foram convidados para o seminário, dentre outros, representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Políticas Sociais e de Esporte e Lazer, da BHTrans, do Sindicato da Indústria e Construção Civil (Sinduscon) e o ex-vereador Leonardo Mattos.