OBRAS RETOMADAS

Comunidade do Jardim Montanhês deve receber Umei no início de 2018

Após quase três anos da interrupção das obras, nova licitação foi concluída e a construção da unidade está sendo retomada nesta semana

quarta-feira, 28 Junho, 2017 - 20:00
Vereador Rafael Martins e convidados no canteiro de obras da Umei Jardim Montanhês

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Com quase 70% da obra concluída, a nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jardim Montanhês entrou na lista de prioridades da Prefeitura de Belo Horizonte e deve ser entregue nos primeiros meses de 2018. Prevista para 2014, a unidade teve sua construção interrompida, ainda naquele ano, após atrasos e falência da empreiteira responsável. Em visita ao canteiro de obras, na tarde desta quarta-feira (28/6), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário verificou a situação da unidade e a retomada das obras iniciada nesta semana. A prefeitura explicou que uma nova empresa foi licitada para conclusão dos trabalhos nos próximos seis meses.

Corredor no 1º pavimento da Umei Jardim Montanhês. Visita técnica ao canteiro de obras. Foto: Abraão Bruck/CMBHConforme extrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 14 de junho, a conclusão das obras para implantação da Umei Jardim Montanhês ficará sob responsabilidade da empresa GC Engenharia, a partir de contrato de prestação de serviços firmado junto à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Localizada entre as Ruas Leopoldo Pereira e Tomás Brandão, no Bairro Jardim Montanhês (Região Noroeste), a Umei está sendo construída onde, anteriormente, funcionava uma creche conveniada à PBH. Os cerca de 400 alunos foram redirecionados a outras unidades enquanto aguardariam a entrega da Umei.

Gerente de Educação da Regional Noroeste, Charles Rodrigues explicou que, diante do atraso, aquelas crianças cadastradas já não estariam mais na faixa etária de atendimento da unidade, e, portanto, será necessário um novo processo de inscrição para seleção e sorteio das 440 vagas que serão disponibilizadas. O gestor afirmou que o órgão deve aguardar o avanço na conclusão das obras para reabrir o cadastramento, a fim de evitar expectativas e frustrações caso a unidade não seja entregue no prazo previsto.

Projeto da Umei Jardim Montanhês. Visita técnica ao canteiro de obras. Foto: Abraão Bruck/CMBHProjeto

O projeto da Umei Jardim Montanhês prevê a estrutura padrão idealizada para todas as unidades municipais de educação infantil da capital. O prédio tem dois pavimentos, reservando um andar para berçário e outro para as crianças maiores de até seis anos. A estrutura conta com cozinha, refeitório, área coberta para recreação, salas de atividades, fraldário, sala de repouso, salas de aulas com solários para as crianças menores, banheiros infantis, área de serviço, vestiários, banheiros para o público, secretaria, coordenação, sala de reuniões e estacionamento.

A edificação em concreto e alvenaria está avançada, mas ainda estão pendentes a conclusão dos projetos de rede elétrica e saneamento, os revestimentos internos e externos, o piso, a pintura, as bancadas, os sanitários e todos os acabamentos.

Prazos e prioridades

Representante da Diretoria de Obras da Sudecap, o engenheiro Henrique de Paula informou que a GC Engenharia terá o prazo de seis meses (180 dias), conforme estabelecido em contrato, para concluir o serviço de complementação e entrega da Umei. Para isso, será destinado à empresa o montante de R$ 575,6 mil.

“Retomar uma obra paralisada por tanto tempo pode não ser tão simples”, ponderou o secretário municipal de Administração Regional Noroeste, Saulo Queiroz, destacando que podem ser identificadas algumas depreciações ou inadequações que precisem ser sanadas, o que geraria alguma ampliação do prazo de entrega. “Com folga, a nossa perspectiva é inaugurar a unidade até maio de 2018”, afirmou o gestor, reconhecendo os danos sociais e financeiros que esse tipo de atraso impõe à cidade. Queiroz explicou que a empreiteira que iniciou as obras vinha descumprindo rotineiramente o cronograma físico-financeiro da construção, indicando processo de falência, o que motivou o destrato contratual executado pela prefeitura. O gestor afirmou que estão em curso os processos jurídicos cabíveis para responsabilização da empresa sobre os danos gerados ao Município.

Vereador Rafael Martins e secretários Josué Valadão, Saulo Queiroz e Paulo Lamac em visita técnica ao canteiro de obras da Umei Jardim Montanhês. Foto: Abraão Bruck/CMBHAutor do requerimento para a visita, o vereador Rafael Martins (PMDB) afirmou sua satisfação com a notícia da retomada das obras. “Ao que tudo indica, no início do próximo ano, essa unidade já estará pronta para receber 440 crianças, o que vai ser um ganho muito grande para a comunidade do Jardim Montanhês”, destacou o parlamentar, alertando para o largo déficit de vagas na educação infantil que ainda atinge a capital. “A unidade vem suprir uma demanda que há muito tempo preocupa os moradores da região”, completou.

Estiveram presentes na visita também o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e o vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Paulo Lamac.

[flickr-photoset:id= 72157682519789962,size=s]