VISITA TÉCNICA

Má gestão do acervo no Museu de Arte da Pampulha preocupa parlamentares

Número reduzido de exposições e uso do espaço para festas e eventos serão apurados na próxima terça-feira

sexta-feira, 5 Maio, 2017 - 19:15

Foto: Foto: Nathalia Turcheti / Portal PBH

Sem exposições permanentes e com escassas mostras temporárias, o espaço do Museu de Arte da Pampulha (MAP) estaria sendo destinado, prioritariamente, à realização de festas e eventos. Esse é o tom das denúncias recebidas pelos parlamentares, que serão apuradas em visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo à sede do MAP (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585), na próxima terça-feira (9/5), a partir das 10h.

Coautores do requerimento para a visita, os vereadores Pedro Patrus (PT) e Arnaldo Godoy (PT) explicam que a intenção é verificar as reais condições do acervo do museu e apurar as denúncias de abandono e má gestão, buscando garantir a função primeira da instituição, como “espaço para a memória e preservação das artes visuais”.

Reconhecido internacionalmente por seu valor histórico, arquitetônico e cultural, “o Conjunto Moderno da Pampulha conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco. É inacreditável que não compreendam o potencial desse título, cobiçado por qualquer cidade do mundo”, destacaram os vereadores, afirmando a urgência em buscar respostas para a situação.