PARTICIPAÇÃO POPULAR

Em pauta, impactos da reforma administrativa na gestão democrática

Objetivo é avaliar quais reflexos as mudanças teriam em mecanismos como conselhos e Orçamento Participativo

segunda-feira, 8 Maio, 2017 - 19:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Nesta segunda-feira (8/5), a Comissão de Participação Popular aprovou a realização de audiência pública para debater a proposta de reforma administrativa da prefeitura apresentada pelo prefeito Alexandre Kalil. A reunião vai ocorrer no dia 23 de maio, às 18h, no Plenário Helvécio Arantes. O objetivo da reunião é debater com a população o impacto da reforma nos mecanismos de participação cidadã na gestão municipal, como conselhos e outros órgãos deliberativos, e o Orçamento Participativo.

Atualmente, a proposta de reforma apresentada pela PBH tramita na Câmara de BH na forma do Projeto de Lei 238/17. Dentre outras mudanças, o PL sugere a redução do número de secretarias e de cargos de recrutamento amplo (preenchidos sem concursos), além de promover, segundo o Executivo, mudanças focadas no aumento da agilidade e da eficiência da gestão. Saiba mais sobre a reforma.

Córrego Tamboril

Ainda na reunião desta segunda-feira, a Comissão de Participação Popular deliberou pelo cancelamento de audiência pública marcada para discutir as demandas comunitárias de revitalização do Córrego Tamboril, que corta a Regional Norte de BH. O cancelamento da atividade ocorreu porque no dia 25 de maio, às 18h30, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai realizar audiência para tratar do mesmo tema. Requerida pelos vereadores Áurea Carolina (Psol), Cida Falabella (Psol), Edmar Branco (PTdoB) e Pedro Patrus (PT), a reunião será realizada na Escola Municipal Jardim Felicidade, que fica no bairro de mesmo nome, na Rua R. Expedicionário Jesus Ramos, nº 250, na Região Norte de BH.

[flickr-photoset:id=72157681689367520,size=s]