Ainda fechado para visitação geral, Parque das Mangabeiras vai receber vereadores
Além do fechamento por motivos de saúde pública, condições de infraestrutura também serão verificadas. Estão liberadas visitas agendadas
Foto: Portal PBH
Após ter o acesso proibido ao público, depois que macacos foram encontrados mortos em sua área, o Parque das Mangabeiras, localizado na Região Centro-sul da capital vai receber a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nesta quarta-feira (24/5), às 15h. Na semana passada, a Fundação de Parques Municipais divulgou que foram reabertas as visitas de escolas mediante agendamento. Solicitada pelo vereador Gabriel (PHS), a atividade tem como objetivo verificar a real situação do local, bem como apurar as denúncias recebidas pelos parlamentares de que o equipamento estaria praticamente abandonado e sem condições adequadas de infraestrutura.
Fechado para visitação em fevereiro, por tempo indeterminado, por medida de prevenção após o risco de febre amarela, o Parque Municipal das Mangabeiras é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos de Belo Horizonte. Entretanto, denúncias dão conta de que o local estaria também isolado por falta de infraestrutura, de funcionários responsáveis pela manutenção e gestão do espaço, além de segurança.
De acordo com Gabriel, durante a atividade deverão ser levantadas informações como o prazo para o retorno do funcionamento, os riscos iminentes de contágio pela febre amarela e os planos e investimentos para revitalização e manutenção do parque.
Foram convidados para a visita, dentre outros, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Saúde, dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e de Proteção e Defesa do Consumidor (Comdecon), da Fundação de Parques Municipais, além da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras.
Superintendência de Comunicação Institucional