LAZER A CÉU ABERTO

Participantes de audiência aprovam Getúlio Vargas fechada aos domingos

Comissão promoveu debate público na Savassi para ouvir população sobre o uso do espaço

terça-feira, 14 Março, 2017 - 19:30
audiência pública na Savassi

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

Realizada no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi, nesta manhã (14/3), audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo discutiu possibilidade de interdição de parte da Avenida Getúlio Vargas aos domingos para criação de espaço de lazer e cultura. Além dos benefícios para a população, a medida foi defendida por lojistas. Por outro lado, o fechamento da via traria impactos para o trânsito de veículos. Participantes da audiência apoiaram a iniciativa, mas reclamaram da situação atual de insegurança e do barulho na região.

O vereador Léo Burguês de Castro (PSL), que solicitou a reunião, explicou que, a princípio, o trecho a ser interditado inclui os quarteirões que vão da Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Cristóvão Colombo, deixando esta última com livre acesso para veículos; a via voltaria a ser fechada da Avenida Cristóvão Colombo até a Rua Alagoas. O local ficaria fechado todos os domingos, das 8h às 14h. A ideia veio do programa “No Domingo a Rua é Nossa”, já implantado pela prefeitura em outras regiões da cidade.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Roberto de Freitas, favorável à implantação, declarou que a importância deste projeto se dá ao fato de que será uma oportunidade de integrar a população a uma parte tão bonita da cidade, possibilitando a participação de todos em exibições de arte, música, teatro, esportes e lazer, além de incrementar o comércio local. Para Freitas, “a ideia deste evento é criar um shopping center a céu aberto para as famílias aos domingos”.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marco Antônio Gaspar, enfatizou que apoia plenamente a iniciativa, e lembrou exemplos que deram certo como o fechamento das Avenidas Bandeirantes e Prudente de Moraes, além da própria Avenida Afonso Pena, fechada há tantos anos aos domingos para abrigar a Feira de Artes e Artesanato. Gaspar propôs que fosse definido o próximo mês de abril para que o projeto entre em prática e pediu ao representante da BHTrans, Ricardo Maia, que apresente um parecer técnico do impacto do trânsito no local, sob a alegação de que aos domingos o tráfego é mais tranquilo.

Para Burguês, a ideia partiu da intenção de revitalizar a Savassi e trazer a família para o convívio em uma região cultural tão importante da capital.  O parlamentar ressaltou a importância de se ter tantas autoridades municipais envolvidas e favoráveis ao projeto, trabalhando coletivamente para administrarem o espaço da Savassi que será destinado ao lazer da população aos domingos.