Câmara vai receber representantes do Executivo para prestação de contas do SUS

Em pauta, a qualidade dos serviços prestados e os valores investidos no financiamento das políticas de saúde

segunda-feira, 6 Março, 2017 - 16:45

Foto: Foto Isabel Baldoni / Portal PBH

A gestão dos recursos do SUS em Belo Horizonte vai ser tema de audiência pública na Câmara de BH, na próxima quarta (8/3), às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. A proposta é que o Executivo apresente aos vereadores e à sociedade a prestação de contas dos serviços e dos investimentos realizados na saúde pública da capital ao longo do último quadrimestre de 2016. Aberta à participação popular, a reunião será promovida pela Comissão de Saúde e Saneamento, em cumprimento à Lei Complementar nº 141/12.

A proposta é que audiência permita a apresentação do montante e da fonte dos recursos aplicados no período; o resultado de auditorias realizadas ou em fase de execução bem como detalhes a respeito da oferta e da produção de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada com a prefeitura. Trata-se de uma oportunidade para que os moradores da cidade conheçam melhor o funcionamento do Sistema Único de Saúde e para que apresentem críticas e sugestões sobre as políticas de investimento dos recursos públicos na atenção à saúde da população.

Foram convidados para a audiência pública, entre outros, representantes da Secretaria Municipal de Governo e de Saúde, além de membros do Conselho Municipal e dos Conselhos Distritais de Saúde de Belo Horizonte, de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, de movimentos sociais e de sindicatos da área da saúde.