SANEAMENTO BÁSICO

Câmara e PBH visitam vila no Barreiro, onde obras serão retomadas

Comunidade sofre com lixo e esgoto a céu aberto. Obras do Orçamento Participativo 2011/2012 pararam por falta de recursos

quinta-feira, 9 Março, 2017 - 16:45
Prefeito e presidente da Câmara vistoriam vila no Barreiro

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

A comunidade da Vila Ecológica, no Conjunto Águas Claras, Região do Barreiro, convive, há cerca de vinte anos, com lixo e esgoto a céu aberto. Com a chegada das chuvas, a situação se agrava, aumentado os riscos de contaminação e causando prejuízos à população. Nesta quinta-feira (9/3), após a forte chuva da véspera, o presidente da Câmara de BH, vereador Henrique Braga (PSDB), e o prefeito Alexandre Kalil e visitaram o local, quando foi anunciada a retomada de obras do Orçamento Participativo, que priorizam saneamento básico e urbanização de vilas e favelas.

Segundo o prefeito Alexandre Kalil, a Secretaria de Obras conta com cerca R$ 1,6 bilhão, destinado à execução do Plano de Obras da cidade, para o período de 2017 a 2020. “Faremos intervenções o mais rápido possível em prol da população carente, priorizando saneamento básico, e essa visita é um sinal de que estamos retomando todos os trabalhos do OP”, ressaltou.

Reforçando o reinício das obras e o foco da prefeitura em urbanização de vilas e favelas e saneamento básico, o secretário de Obras Josué Valadão informou que a obra vistoriada foi iniciada no Orçamento Participativo de 2011/2012, sendo à época paralisada por falta de recursos. De acordo com Valadão, as obras, que custarão em média R$ 1,2 milhão, incluem abertura e pavimentação de vias, proteção do córrego com muro de gabião e iluminação. A obra tem previsão de entrega em seis meses.

O secretário informou, ainda, que existem cerca de 320 obras do OP na cidade, onde contabilizam-se 82 pontos de alagamento, contemplados no Plano Municipal de Saneamento, discutido com a população.

Riscos e prejuízos

Na visita, no trecho entre Rua Alvorada e Rua Horta, a comunidade alertou para os riscos que ameaçam a vida das pessoas e apontou os prejuízos causados pelas chuvas de quarta-feira (8/3). Muros destruídos, veículos danificados e falta de saneamento e escoamento da água, com o acúmulo de lixo e entulho nas margens de um córrego, provocando a inundação de casas, móveis, eletrodomésticos e alimentos. Os moradores reclamaram, ainda, da falta de iluminação no local.

O vereador Pedrão do Depósito (PPS), que acompanha a situação há mais de dois anos, informou que solicitou à Urbel e à Regional Barreiro o cadastramento e doação de uma cesta básica às famílias. Morador da Vila Pinho há trinta anos, o vereador Dimas da Ambulância (PTN) disse, por sua vez, que o problema é recorrente, agora com grandes danos. “Elaboraremos projetos para ajudar a comunidade”, completou.

De acordo com o vereador Juliano Lopes (PTC), em 2013 a Câmara aprovou empréstimos de 450 milhões de dólares para que obras atrasadas do Orçamento Participativo fossem realizadas em Belo Horizonte. “Então, estamos cobrando que essas obras sejam executadas e que a comunidade da Vila Ecológica, Vila Pinho e Conjunto Águas Claras seja beneficiada”, declarou.

Segundo o presidente Henrique Braga, o prefeito se comprometeu  a realizar todas as obras do Orçamento Participativo e terá o seu apoio e, certamente, dos demais vereadores. “A população deve pressionar a Câmara Municipal e nós, como Poder Legislativo, pressionaremos o prefeito, para que ele atenda à comunidade”, concluiu.