DIREITOS HUMANOS

Comissão vai pedir informações à UFMG sobre supostas ameaças contra estudante

Aluna que participou de protesto contra PEC 241 estaria sofrendo perseguição política

quarta-feira, 15 Fevereiro, 2017 - 18:15

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai apurar denúncia de ameaça e perseguição política sofrida por uma estudante da UFMG, depois da recente ocupação do campus em protesto contra a PEC 241. Em reunião nesta quarta-feira (15/2), o colegiado aprovou pedido de informação à universidade sobre a condução administrativa do caso, e indicação à ALMG sugerindo audiência pública conjunta sobre o assunto. Os requerimentos são da vereadora Áurea Carolina (Psol).

A estudante de Ciências Biológicas da UFMG, Pamela Teixeira, esteve presente na reunião da comissão relatando episódios de ameaça e perseguição política contra ela e outros estudantes que estiveram na ocupação. A aluna teria encaminhado ofício à diretoria acadêmica da universidade, com cópia de Boletim de Ocorrência, sem retorno oficial até o momento. Segundo Pamela, os “ataques e retaliações trazem fortes indícios de crime de ódio e oprime a liberdade individual e de expressão”. Desde então, a aluna tem convivido com o medo e a insegurança.

Diante do exposto, os vereadores lamentaram o ocorrido e solidarizaram-se com a causa, alegando que estas atitudes ferem os direitos fundamentais do cidadão.

Abuso na Linha Verde

Os vereadores consideraram insatisfatória a resposta à Indicação 92/2016, que solicitou informações à Secretaria de Estado de Defesa Social sobre denúncias de abuso de poder por parte da Polícia Militar nas manifestações ocorridas nos dias 19 de junho e 12 de agosto de 2015 na Linha Verde.

Foi aprovado então, requerimento com pedido de encaminhamento ao Ministério Público de Minas Gerais, para que o órgão aprofunde no detalhamento das informações solicitadas e apresente as possíveis medidas que poderão ser adotadas, caso seja configurado o abuso da PM naquela ocasião.

Participaram da reunião os vereadores Mateus Simões (NOVO), Áurea Carolina e Pedro Patrus (PT).