LEGISLATIVO ON LINE

Mais amigável e funcional, está no ar um novo portal

Inovador em âmbito municipal, o novo portal vai incentivar e facilitar o acompanhamento das atividades parlamentares

terça-feira, 1 Novembro, 2016 - 18:00
Mais interativo, amigável e funcional, está no ar um novo portal. Foto: Creativeart/Freepik

Foto: Creativeart/Freepik

O novo portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte estreia na rede mundial de computadores nesta segunda-feira (7/11). Totalmente reformulado, o ambiente constituirá um canal mais eficiente para acesso e acompanhamento das atividades parlamentares, além de uma nova perspectiva na comunicação entre a instituição e a população belo-horizontina. Seja bem vindo à Casa do Povo!

Sob a coordenação do Conselho Gestor do Portal e com o respaldo da Mesa Diretora, a reformulação do sítio eletrônico da Câmara Municipal de BH, do projeto até a formatação final, é fruto de mais de um ano de um trabalho técnico conduzido pela Coordenadoria de Informática da Casa, com o apoio da Superintendência de Comunicação Institucional, da Diretoria do Processo Legislativo e dos demais setores da Secretaria da Casa.

A elaboração deste novo espaço, de acordo com os responsáveis, seguiu recomendações internacionais e reproduz experiências bem sucedidas de outras casas legislativas federais e estaduais, além das normas para construção de sítios do governo federal. Garantindo um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, desde já estão previstas versões posteriores, que incorporarão progressivamente outras funcionalidades e ferramentas interativas.

Foco no usuário

A reformulação do principal canal de comunicação entre o Legislativo Municipal e o cidadão teve como objetivo promover a revisão dos conteúdos sob a ótica dos usuários finais, de forma a atender melhor às suas demandas e expectativas. Estudos de audiência apontando seções e assuntos mais procurados pelos visitantes orientaram a redistribuição dos elementos no ambiente virtual, a interligação de conteúdos e o acesso mais direto às informações sobre os parlamentares e sua atuação, projetos, legislação, licitações e agenda de reuniões.

A escolha por novo software de gerenciamento de conteúdo teve também o propósito de corrigir problemas de segurança e oferecer melhores ferramentas internas para administração dos conteúdos, além de maior integração de dados entre o portal e os sistemas de informações financeiras e legislativas.

Juntamente com as novas funcionalidades, o novo portal busca proporcionar uma experiência mais amigável para o usuário através de um layout mais funcional e uma linguagem de fácil compreensão para o cidadão, bem como maior facilidade de navegação por dispositivos móveis, como celular e tablet.

Cidadania

Inovador em âmbito municipal, o novo portal vai incentivar e facilitar o acompanhamento das atividades do Legislativo Municipal pelos segmentos interessados e pela população em geral, gerando maior identidade entre representados e representantes e possibilitando uma participação mais efetiva de todos na discussão dos assuntos da cidade. “Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Belo Horizonte reafirma seu compromisso com a inovação, a transparência e a participação popular, incentivando o pleno exercício da cidadania em nossa capital”, comemorou o presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN).

Tópicos: