CIDADANIA

Estudantes da rede pública vão eleger vereadores mirins

Projeto Câmara Mirim vai levar urnas eletrônicas às escolas nesta sexta (4/3)

quarta-feira, 2 Março, 2016 - 00:00
Projeto Câmara Mirim vai levar urnas eletrônicas às escolas nesta sexta (4/3) - Foto: Divulgação CMBH

Projeto Câmara Mirim vai levar urnas eletrônicas às escolas nesta sexta (4/3) - Foto: Divulgação CMBH

Em onze escolas de Belo Horizonte as eleições de 2016 começaram mais cedo. Em campanha eleitoral há quase um mês, alunos do ensino fundamental da rede municipal e do Centro Pedagógico da UFMG vão eleger 45 vereadores mirins na próxima sexta-feira (4/3), de de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30. E os pequenos eleitores terão direto à urna eletrônica oficial. Eles participam do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria Municipal de Educação.

No dia da votação pela manhã, a Escola Municipal Tancredo Phideas Guimarães (Rua Saturno, 9 - Bairro Vila Satélite) vai receber os parceiros do projeto; à tarde será a vez da Escola Municipal Salgado Filho (Rua Clóvis Cirilo Limonge, 151 – Bairro Havaí).

Na última terça-feira (1º/3), funcionários do TRE realizaram treinamento na Câmara Municipal, disponibilizando três urnas eletrônicas na orientação de professores e funcionários das escolas participantes, que atuarão como mesários. Eles aprenderam sobre o funcionamento das urnas no processo eleitoral, as mesmas utilizadas nas eleições comuns.

O Projeto

O programa Câmara Mirim é realizado anualmente desde 2008 e recebe alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas públicas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG, na faixa de 12 a 14 anos. A cada edição, 45 estudantes são eleitos pelos colegas para ocupar o cargo de vereador mirim. Os pequenos parlamentares se encontram mensalmente na Câmara Municipal ao longo do ano, onde aprendem sobre cidadania, participação política e atuação do parlamento. Eles também participam de audiências públicas simuladas e da discussão e votação de projetos elaborados por eles mesmos. Ao final, as proposições são encamimhadas à Comissão de Participação Popular e poderão tramitar no Legislativo Municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional