Estudantes da rede pública vão eleger vereadores mirins

Em onze escolas de Belo Horizonte as eleições de 2016 começaram mais cedo. Em campanha eleitoral há quase um mês, alunos do ensino fundamental da rede municipal e do Centro Pedagógico da UFMG vão eleger 45 vereadores mirins na próxima sexta-feira (4/3), de de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30. E os pequenos eleitores terão direto à urna eletrônica oficial. Eles participam do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria Municipal de Educação.
No dia da votação pela manhã, a Escola Municipal Tancredo Phideas Guimarães (Rua Saturno, 9 - Bairro Vila Satélite) vai receber os parceiros do projeto; à tarde será a vez da Escola Municipal Salgado Filho (Rua Clóvis Cirilo Limonge, 151 – Bairro Havaí).
Na última terça-feira (1º/3), funcionários do TRE realizaram treinamento na Câmara Municipal, disponibilizando três urnas eletrônicas na orientação de professores e funcionários das escolas participantes, que atuarão como mesários. Eles aprenderam sobre o funcionamento das urnas no processo eleitoral, as mesmas utilizadas nas eleições comuns.
O Projeto
O programa Câmara Mirim é realizado anualmente desde 2008 e recebe alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas públicas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG, na faixa de 12 a 14 anos. A cada edição, 45 estudantes são eleitos pelos colegas para ocupar o cargo de vereador mirim. Os pequenos parlamentares se encontram mensalmente na Câmara Municipal ao longo do ano, onde aprendem sobre cidadania, participação política e atuação do parlamento. Eles também participam de audiências públicas simuladas e da discussão e votação de projetos elaborados por eles mesmos. Ao final, as proposições são encamimhadas à Comissão de Participação Popular e poderão tramitar no Legislativo Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional