SAÚDE E SANEAMENTO

Alagamentos na Avenida Vilarinho serão debatidos na comissão

Visitas técnicas e audiência sobre atraso em construção de centro de saúde também foram aprovadas

quarta-feira, 4 Novembro, 2015 - 00:00

Ônibus ilhados, carros e pedestres arrastados, casas e lojas inundadas. Mais uma vez, dramas humanos e prejuízos materiais acompanharam a chuva forte que atingiu a região de Venda Nova na semana passada, transformando a Av. Vilarinho em uma grande correnteza. Na reunião desta terça (3/11), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a realização de audiência pública sobre a questão. Debate sobre atraso na construção de centro de saúde no Bairro Ipê e visitas a outras três unidades na região da Pampulha também foram aprovados.

A requerimento do presidente Bim da Ambulância (PSDB), a Comissão de Saúde e Saneamento, no âmbito de suas atribuições,  pretende discutir com representantes do poder público e da comunidade local os impactos das enchentes e inundações na região de Venda Nova, bem como as ações de manejo e drenagem de águas pluviais realizadas, em andamento ou previstas para a Avenida Vilarinho, onde o problema se repete a cada chuva forte que atinge a cidade. A data e o local da audiência serão definidos e divulgados posteriormente.

Obra do OP

A construção do Centro de Saúdo do Bairro Ipê, conquistada no Orçamento Participativo de 2009/2010, estava prevista para ser concluída em 2014. Porém, até o presente momento não houve indício do início das obras. Para obter esclarecimentos sobre o atraso e as perspectivas reais para a entrega do equipamento, a comissão aprovou a realização de audiência pública, requerida pelo vereador Professor Wendel (PSB).  O encontro está previsto para o próximo dia 17/11, às 19h, no Plenário Helvécio Arantes.

Visitas técnicas

Também por solicitação do Professor Wendel, foram agendadas visitas técnicas aos centros de saúde Jardim Alvorada, na Rua Flor D'água, e São Francisco, na Rua Aveiro, situados nos bairros de mesmo nome, na região da Pampulha. A atividade tem o objetivo de conhecer as condições físicas, manutenção e conservação das unidades. As visitas foram agendadas, respectivamente, para as 9h30 e as 11h do dia 17/11.

Requerida por Adriano Ventura (PT), outra visita aprovada pretende averiguar como o aumento da população nas imediações do Centro de Saúde do Bairro Santa Cecília impactou os serviços ali prestados.

Antes do encerramento, os vereadores registraram o recebimento de ofício da Secretaria Municipal de Governo em resposta ao Requerimento de Comissão nº 156/2015, de autoria do Dr. Nilton (Pros), que solicitou informação sobre a atual situação dos alvarás sanitários dos Centros de Promoção de Saúde da Unimed-BH.

Superintendência de Comunicação Institucional