SAÚDE E SANEAMENTO

PL prevê uso de novos materiais em ferraduras para proteger animais

Vereadores vão solicitar à Secretaria de Saúde contratação de médico e manutenção de equipamento

terça-feira, 7 Abril, 2015 - 00:00
Vereadores também vão solicitar à Secretaria de Saúde contratação de médico e manutenção de equipamento - Foto: Mila Milowski

Proposta que permite ouso de materiais como poliuretano e borracha na confecção de ferraduras recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde e Saneamento, em reunião nesta terça-feira (7/4). O Projeto de Lei 1389/14 altera a Lei 10.119 sobre circulação de veículo de tração animal, com o objetivo de proteger a saúde de cavalos. Os vereadores também aprovaram requerimento solicitando à Secretaria Municipal de Saúde contratação de médico e manutenção de equipamento.

Segundo o vereador Vilmo Gomes (PT do B), autor da proposta,esses materiais têm a finalidade de reduzir os impactos, gerando um efeito de amortecimento e prevenindo lesões dos tecidos musculares, tendões e ossos dos animais.

Os vereadores aprovaram envio de indicação à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a contratação de um médico ortopedista para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Nordeste e o reparo do aparelho de eletrocardiograma para o Centro de Saúde Cidade Ozanan.

Na reunião, a comissão ainda recebeu o médico e cirurgião plástico José Luiz Lopes, que criticou a centralização da administração da Saúde em Belo Horizonte e relatou problemas de infraestrutura enfrentados pelo Hospital Odilon Behrens, como a falta de manutenção de aparelhos e a possibilidade de acabar com o serviço de Fisioterapia.

Compareceram à reunião os vereadores Dr. Nilton (Pros), Bim da Ambulância (PTN), Veré da Farmácia (PTdoB) e Márcio Almeida (PRP).