Em pauta, recursos e infraestrutura do carnaval 2015
Câmara irá discutir o planejamento municipal para a festa
Perspectiva para o Carnaval 2015 será debatida em audiência na próxima terça (16/12). Foto: Portal PBH
Nos últimos anos, Belo Horizonte tem assistido a um novo florescer do carnaval. Surgidas espontaneamente, a partir da mobilização popular, festas organizadas pelo blocos têm tomado as ruas, de norte a sul da cidade. De acordo com dados oficiais, 186 deles se cadastraram na Belotur, em 2014, levando multidões para praças e espaços públicos. Além destes, as escolas de samba também realizam seus desfiles tradicionais, que, desde o ano passado, retornaram à Avenida Afonso Pena. Para garantir o sucesso das festividades, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas irá promover audiência pública na próxima terça-feira (16/12), às 13h, no plenário Helvécio Arantes, por requerimento do vereador Gilson Reis (PCdoB). O objetivo é discutir a destinação de recuros para os blocos e agremiações carnavalescas em 2015.
A proposta é de que a comissão receba representantes da Prefeitura e integrantes de blocos e escolas para debater a previsão de recursos e a infraestrutura que será disponibilizada pelo Município para realizar o evento. “Nos últimos três anos, o carnaval de rua de Belo Horizonte se tornou referência na cidade e passou a integrar o calendário nacional de carnavais”, destacou o vereador Gilson Reis. “Teremos mais de 300 blocos em 2015 e há necessidade de o Poder Público garantir a infraestrutura adequada: banheiros móveis, segurança, atendimento de urgência e emergência e controle de tráfego”, concluiu.
A reunião é aberta à participação popular. Na lista de convidados, dentre outros, estão integrantes da Secretaria Municipal de Governo, da Belotur, da Fundação Municipal de Cultura, de blocos e escolas de samba da capital.
Superintendência de Comunicação Institucional