Programa Vila Viva na comunidade São Tomaz será tema de debate
Em pauta atraso na entrega dos imóveis pela Urbel
Em pauta atraso na entrega dos imóveis pela Urbel - Foto: Portal PBH
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza audiência pública na próxima quarta-feira (26/3), às 19h30, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir as obras do Programa Vila Viva na comunidade São Tomaz. O objetivo da audiência, requerida pelo vereador Iran Barbosa (PMDB), é cobrar da Prefeitura a entrega dos imóveis e o reembolso dos aluguéis, que vêm sendo pagos pelos moradores da região.
Há três anos, foi implantado o programa Vila Viva na comunidade, para a construção de prédios populares, ocasionando a remoção de centenas de famílias, que receberam recursos para o aluguel de novas moradias. A Urbel se comprometeu a entregar os imóveis dentro de um ano e meio, contudo, já se passaram três anos e o acordo não foi cumprido. Além disso, o aluguel continua sendo pago e vem sendo reajustado, mas sem o devido reembolso da Urbel.
Segundo o vereador Iran Barbosa, hoje, existe um prédio pronto e outro em fase de acabamento, mas os imóveis não são suficientes para abrigar o número de pessoas removidas de 500 barracos. Segundo a associação de moradores, várias construtoras não cumpriram o cronograma e novas licitações foram realizadas para a contratação de outras empresas, provocando o atraso da obra. A verba federal destinada ao Programa Vila Viva, administrada pela Prefeitura através da Urbel, é de R$ 97 milhões.
Serão convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e moradores da comunidade São Tomaz.
Superintendência de Comunicação Institucional