POLÍTICA URBANA

Circulação de animais de grande porte na cidade será assunto de reunião

Outra audiência vai discutir carnaval no Bairro Santa Tereza

quinta-feira, 13 Fevereiro, 2014 - 00:00
A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana também rejeitou PL que prevê ciclovias - Foto: Mila Milowski

Em reunião nesta quinta-feira (13/2), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana definiu a realização de três audiências públicas e uma visita técnica. A possibilidade de impedir animais de grande porte de circularem no perímetro urbano de Belo Horizonte será tema de reunião no dia 27 de fevereiro, às 10h, na Câmara, conforme solicitação do vereador Marcelo Aro (PHS).

De acordo com Aro, nos últimos meses foram encontrados animais como vacas, bois e porcos em vias públicas e dentro de estabelecimentos comerciais, “causando grandes transtornos aos empresários e moradores”. Os animais, segundo ele, também representam risco para o trânsito, podendo causar acidentes.

A audiência para debater os impactos do desmoronamento de uma muro na Rua Cabo Verde, Bairro Cruzeiro, foi reagendada para 27 de fevereiro. A comissão já tinha deliberado pela realização do encontro. Outra reunião, ainda sem data e local definidos, vai avaliar a realização de festas de carnaval no Bairro Santa Tereza, região Leste, a requerimento do vereador Tarcísio Caixeta (PT). A situação do estádio de futebol Padre Canedo, também conhecido  como Campo do Aliança, localizado dentro do Parque do Bairro Planalto, região Norte, será discutida em visita técnica ao local no próximo dia 18, às 14h30, por solicitação de Iran Barbosa (PMDB).

Pedido de informação

O colegiado aprovou também o encaminhamento de pedido de informação à Secretaria Municipal de Governo, mediante solicitação do vereador Leonardo Mattos (PV), acerca dos projetos apresentados e aprovados para construção de hotéis beneficiados pela Lei da Copa, assim como os prazos de conclusão dos estabelecimentos.

Rejeição e perda de prazo

A comissão ainda votou pela rejeição ao Projeto de Lei 705/13, de autoria do vereador Jorge Santos (PRB), que previa a construção de ciclovias nas regiões Leste, Oeste, Barreiro, Pampulha, Centro, entre outros.

Outros cinco projetos tiveram perda de prazo para emissão de parecer e seguem tramitando: 524/13, de Wellington Magalhães (PTN), que altera a Lei n. 7.166, de 27 de agosto de 1996; 540/13, que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de coleta seletiva de lixo têxtil, e 770/1, sobre a instituição do programa Cidade Sustentável, ambos de Elaine Matozinhos (PTB); 714/13, de Veré da Farmácia (PT do B), sobre não utilização de elevadores em caso de incêndio; 16/13, de Adriano Ventura (PT), sobre a origem de madeira a ser utilizada pela Administração Municipal; e 190/13, de Pablito (PV), sobre o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos eletroeletrônicos.

Participaram da reunião os vereadores Elaine Matozinhos (PTB), Marcelo Aro (PHS), Alexandre Gomes (PSB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV).

Assista aqui à reunião na íntegra.