AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Direitos Humanos vai debater segurança no Bairro Sion

Mudanças no policiamento aumentam índices de criminalidade na região

quarta-feira, 30 Outubro, 2013 - 00:00
2º Pelotão da 127ª Companhia, instalado no bairro a pedido da Associação e abrigado em suas dependências

2º Pelotão da 127ª Companhia, instalado no bairro a pedido da Associação e abrigado em suas dependências

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública externa na noite desta quinta-feira (31/10) com a finalidade de discutir a questão da segurança pública no Bairro Sion, região Centro-Sul da capital. Para facilitar a participação dos interessados, o encontro será às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada no próprio bairro à Rua Grão Mogol, nº 502. O requerimento é de autoria do Vereador Marcelo Aro (PHS).

De acordo com informações da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sion (AMESION), há 12 anos a entidade vem desenvolvendo ações e políticas de segurança pública na região, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. No entanto, mudanças operacionais implantadas pela corporação, especialmente a descontinuidade dos serviços do 2º Pelotão de Polícia Comunitária da 127ª Companhia, instalado no bairro a pedido da Associação e abrigado em suas dependências, ocasionaram um retrocesso no projeto de segurança estabelecido para a região.

Dessa forma, moradores e comerciantes do bairro vêm se queixando do aumento dos índices de criminalidade, representada por assaltos e roubos a transeuntes, estabelecimentos comerciais, veículos e residências, gerando uma constante sensação de insegurança na população local.

Mobilização da comunidade

Para debater e construir soluções conjuntas para essa questão, buscando a mobilização da comunidade e maior apoio do poder público, foram convidados para participar do encontro as secretarias municipais de Governo e da Administração Regional Centro-Sul; os comandantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e do 22º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais; o assessor militar do prefeito e o coordenador de Segurança da Câmara Municipal de Belo Horizonte, além da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sion (Amesion) e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Superintendência de Comunicação Institucional