SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão visitará Hospital Sofia Feldman e CS Pindorama

A visita será nesta quinta-feira, às 14 horas

quarta-feira, 25 Setembro, 2013 - 00:00

Dando continuidade às visitas técnicas aos centros de saúde de todas as regionais de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (26/9), às 14h, a Comissão de Saúde e Saneamento visitará o Hospital Sofia Feldman, no Bairro Tupi, Regional Norte, e o Centro de Saúde Pindorama, na Regional Noroeste, conforme requerimento do vereador Dr. Nilton (PSB), presidente da Comissão.

Desde a última quarta-feira (18/9), já foram visitados os centros de saúde Serra Verde, Santa Rosa e Primeiro de Maio, nas regionais Venda Nova, Pampulha e Norte, as unidades São Marcos, Santa Inês e Cafezal, no Aglomerado da Serra, nas regionais Nordeste, Leste e Centro-Sul, e os centros de saúde Conjunto Betânia e Independência, nas regionais Oeste e Barreiro. As visitas vêm sendo realizadas pelos membros da Comissão, vereadores Dr. Nilton, Wellington Bessa – Sapão (PSB) e Bim da Ambulância (PTN), e pelo presidente da Câmara, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que percorreu algumas unidades.

O objetivo é verificar in loco as condições estruturais, recursos humanos e materiais e a qualidade do atendimento nos diferentes centros de saúde e hospitais da capital. Ao final da rodada de visitas técnicas, o colegiado vai elaborar um relatório com apontamentos sobre a atual situação de funcionamento das unidades de saúde, onde serão analisados pontos críticos, visando contribuir para a solução dos problemas, em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e com a PBH, para um melhor atendimento das necessidades da população.

Principais pontos observados pela Comissão

Centro de Saúde Serra Verde

O espaço conta uma equipe bastante completa de profissionais de saúde e, do ponto de vista dos recursos humanos, está entre os mais bem equipados da capital.

Centro de Saúde Santa Rosa

A expectativa dos vereadores é que a unidade seja transferida para outro prédio, com infraestrutura mais robusta, no intuito de melhor atender à comunidade.

Centro de Saúde Primeiro Maio

A unidade precisa passar por readequações: os consultórios são pequenos, o espaço é mal iluminado e a estrutura em múltiplos pavimentos prejudica a mobilidade dos usuários.

Centro de Saúde São Marcos

A unidade conta com uma boa equipe de profissionais de saúde, além de consultórios odontológicos.

Centro de Saúde Santa Inês

A espaçosa unidade atende também a população carcerária e é considerada referência no atendimento da saúde pública.

Centro de Saúde Cafezal

Somente com a construção de um novo centro de saúde, o atendimento à população vai melhorar. Segundo os vereadores, já existe a proposta de construção de uma nova unidade, mas a empresa selecionada não cumpriu o contrato, tendo que ser aberta nova licitação.

Centro de Saúde Conjunto Betânia

Obtida por meio do Orçamento Participativo 2007 e inaugurada em 2008, a unidade conta com um espaço físico amplo, limpo e arejado.

Centro de Saúde Independência

Os vereadores ressaltaram a necessidade de ampliação e adequação da área física, além da fixação de médicos na unidade. Segundo eles, a imagem de lugar perigoso afasta os profissionais.