Comissão realizou visita técnica a centros de saúde da capital
Até sexta-feira (20) todas as regionais de BH serão visitadas
Comissão visitou centros de saúde da capital
A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, nesta quarta-feira (18/9), visita técnica a centros de saúde da capital. A atividade marcou o início de uma rodada de encontro dos parlamentares com gestores e usuários dos equipamentos, que se estenderá por mais dois dias. Ao todo, nove unidades serão visitadas até esta sexta-feira (20/9), em todas as regionais da capital. Nesta tarde, o colegiado compareceu aos centros de Saúde Serra Verde, Santa Rosa e Primeiro de Maio, nas regiões Venda Nova, Pampulha e Norte, respectivamente. O objetivo das visitas, propostas por requerimento do vereador Jorge Santos (PRB), é avaliar as condições de funcionamento dos espaços, no intuito de pensar propostas capazes de melhor atender aos interesses do cidadão.
A primeira parada da comitiva parlamentar ocorreu no Centro de Saúde Serra Verde, localizado nas imediações da Cidade Administrativa. A unidade oferece atendimento em áreas como clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia, além de assistência fisioterápica, nutricional e fonoaudiológica.
De acordo com o vereador Bim da Ambulância (PTN), o espaço conta uma equipe bastante completa de profissionais de saúde e, do ponto de vista dos recursos humanos, está entre os mais bem equipados da capital. Ao fim da visita, o vereador lamentou apenas a falta de um espaço específico para a realização de reuniões do conselho de saúde.
Santa Rosa e Primeiro de Maio
Já o Centro de Saúde Santa Rosa (foto abaixo), na Pampulha, conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família, que desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças. O espaço físico, no entanto, deve passar por reformulações. De acordo com Wellington Bessa “Sapão”, a expectativa é que a unidade seja transferida para outro prédio, com infraestrutura mais robusta, no intuito de melhor atender à comunidade.
Situação um pouco diferente é a do Centro de Saúde Primeiro Maio. Localizado na região norte da capital, a unidade tem como característica o fato de atender um público em situação de forte vulnerabilidade social. Em face desse desafio, alertou o vereador Dr. Nilton (PSB), a unidade precisa passar por readequações. A estrutura física, de acordo com ele precisa ser repensada: os consultórios são pequenos, o espaço é mal iluminado e a estrutura em múltiplos pavimentos prejudica a mobilidade de usuários.
De acordo com o parlamentar, que também é presidente da Comissão de Saúde, ao fim da rodada de visitas técnicas, o colegiado vai elaborar um relatório com apontamentos acerca da atual situação de funcionamento das unidades de saúde visitadas. O objetivo é perceber pontos críticos e contribuir para a solução dos problemas percebidos, em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e com a PBH.
Novas visitas
Na quinta-feira (19/9), a Comissão visitará a unidades São Marcos, Santa Inês e Nossa Senhora de Fátima, localizadas nas regionais Nordeste, Leste e Centro-sul. Finalmente, na sexta-feira (20/9), será a vez do colegiado percorrer as regiões Oeste, Barreiro e Noroeste, onde serão verificados os centros de saúde Conjunto Betânia, Independência e Pindorama.
Superintendência de Comunicação Institucional