SAÚDE E SANEAMENTO

Situação da Vigilância Sanitária no município será discutida em audiência

Reunião será às 9h, no Plenário Amynthas de Barros

segunda-feira, 19 Agosto, 2013 - 00:00
Fiscal da Vigilância Sanitária verifica qualidade da água em bebedouro público

A requerimento de seu presidente, vereador Dr. Nilton (PSB), a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal realizará audiência pública nesta terça-feira (20/8) com a finalidade de avaliar a situação atual da Vigilância Sanitária no município de Belo Horizonte e discutir as propostas do Executivo para o plano de carreira de seus servidores. A reunião será às 9h, no Plenário Amynthas de Barros.

De acordo com autor do requerimento, vereador Dr. Nilton (PSB), a discussão é necessária e oportuna, uma vez que tramita na Casa um projeto de lei de autoria do Executivo que dispõe sobre reajuste remuneratório de servidores e empregados públicos municipais (PL 589/13). Segundo o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, a audiência foi solicitada em atendimento a reinvindicações de servidores, interessados em conhecer melhor e discutir as propostas do Executivo para o funcionalismo do setor.

De acordo com informações da Prefeitura, a Vigilância Sanitária é uma atividade multidisciplinar que regulamenta e controla a fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública. Em cada uma das nove regionais da cidade há uma gerência regional que fiscaliza os estabelecimentos industriais e comerciais. Já a gerência no nível central da Secretaria é responsável por vistoriar hospitais e todos os serviços de saúde, tais como bancos de sangue, hemodiálise e radiodiagnósticos, além de coordenar o trabalho das regionais.

Para debater a questão, foram convidados os secretários municipais de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; de Governo, Josué Valadão; de Planejamento, Orçamento e Informação, Leonardo Pessoa Paolucci; adjunta de Recursos Humanos, Tammy Claret Monteiro; a gerente de Vigilância Sanitária Municipal, Mara Machado Guimarães Corradi; a gerente de Vigilância em Saúde e Informação, Maria Tereza da Costa Oliveira; a presidente da União dos Fiscais de Vigilância Sanitária de Nível Superior do Município de Belo Horizonte (Unavisa-BH), Maúna Rosária de Castro Albano; a presidente da Associação dos Fiscais Sanitários da Prefeitura de Belo Horizonte (Afisa), Brigida Tomaz Carvalho; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Célia de Lelis Moreira; além dos gerentes de distrito sanitário, gerentes distritais de Vigilância Sanitária e de Atenção à Saúde de todas as administrações regionais da capital.