AUDIÊNCIA PÚBLICA

Retirada de departamento de polícia e instalação de delegacia de plantão na Floresta serão temas de debate

Mudança alterou a circulação de veículos e pessoas no bairro

segunda-feira, 19 Agosto, 2013 - 00:00

A Comissão de Administração Pública realiza, nesta terça-feira (20/8), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para discutir problemas enfrentados pelos moradores do Bairro Floresta com a retirada do 5º Departamento de Polícia e implantação da Delegacia de Plantão. Na audiência, requerida pelo vereador Professor Wendel (PSB), serão debatidos impactos da mudança, como engarrafamentos e poluição sonora provocados por viaturas, e flagrantes presenciados por crianças e idosos.

De acordo com informações do gabinete do vereador, em março o 5º DP da Polícia Civil, na Av. Pouso Alegre no Bairro Floresta, foi desativado e no local instalada uma Delegacia de Plantão, que receberia ocorrências nas regionais Leste e Centro-Sul. Após a mudança, a comunidade reclama do elevado número de viaturas, provocando engarrafamentos, e do barulho causado por sirenes. Outro problema apresentado pelos moradores é o constrangimento por que passam estudantes, crianças e idosos ao presenciarem flagrantes, com presidiários sendo algemados. Para os moradores, deveria haver um espaço reservado para esse tipo de ação. 

Segundo o vereador Professor Wendel, a Secretaria Adjunta da Secretaria Estadual de Defesa Social foi questionada quanto ao caráter provisório da instalação da central. A Polícia Civil teria informado que as modificações ocorreram para atender o modelo Fifa de implantar nas cidades-sede da Copa do Mundo as chamadas Centrais de Flagrante, que, em Belo Horizonte, funcionam na Floresta e em Venda Nova. 

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, BHTrans, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, Sindicato dos Delegados e Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Defesa Social, Assembleia Legislativa do Estado de Minas, 16º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais e Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro Floresta.

Superintendência de Comunicação Institucional