Comissão discutirá Parque Nacional da Serra do Gandarela

Preservação ambiental pode estar ameaçada por possível exploração de minério

sexta-feira, 7 Junho, 2013 - 00:00
Audiência pública vai discutir criação do Parque do Gandarela

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, na próxima segunda-feira (10/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para discutir a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Também será posto em pauta um novo modelo econômico para a região, com base no fomento do turismo e do empreendedorismo, estimulando a agricultura orgânica e artesanal. O requerimento é de autoria dos vereadores Autair Gomes (PSC), Elaine Matozinhos (PTB), Joel Moreira Filho (PTC) e Leonardo Mattos (PV).

A serra em questão situa-se a 40 km de Belo Horizonte, entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, e abrange parte dos municípios de Raposos, Caeté, Ouro Preto, Santa Bárbara, Rio Acima, Barão de Cocais, Nova Lima e Itabirito. Em junho do ano passado e em maio deste ano houve duas audiências públicas na Câmara Municipal sobre o tema.

A Serra do Gandarela integra a Reserva da Biosfera do Espinhaço e possui alguns dos habitats mais significativos de toda a cadeia ecológica. A proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela surgiu da iniciativa de proteção da região. Sessenta por cento da água que abastece Belo Horizonte e cerca de 45% da água que abastece a Região Metropolitana vem da Serra do Gandarela. Na região existem quase 20 mil hectares de Mata Atlântica e sítios arqueológicos de até 40 milhões de anos, além de cavernas naturais. Até o momento, já foram identificadas 74 dessas cavernas, com quatro consideradas de relevância máxima.

Considerada a última reserva ambiental na região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, a Serra está ameaçada pela concessão de Licença Ambiental para a Mina Apolo da Vale S.A. A empresa irá explorar o minério de ferro no futuro parque – o que pode causar devastação do patrimônio ambiental e prejudicar o desenvolvimento das atividades turísticas na região.

O vereador Joel Moreira Filho (PTC), vice-presidente da comissão, defende a criação do Parque do Gandarela pelos benefícios ao meio ambiente, com milhares de nascentes vitais para manter o volume e a qualidade da água dos rios das Velhas e Piracicaba. Segundo ele, a implantação de empreendimentos minerários de grande porte prejudicaria irreversivelmente o abastecimento futuro de água de qualidade para a população dessa região.

Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o procurador-geral do Município, Rúsvel Beltrame Rocha; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César; o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Rodrigo Barbosa; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Fonseca Furquim Werneck; o coordenador do Procon Estadual de Minas Gerais, Jackson Rafael Campomizzi; o presidente da Comissão de Direitos Securitários e Previdência Complementar da OAB, Euler de Moura Soares Filho; e o secretário municipal de Desenvolvimento, Custódio Antônio de Mattos.