Comissão vai discutir violência contra professores

Agressões em sala de aula ameaçam qualidade de vida dos educadores

terça-feira, 28 Maio, 2013 - 00:00
Casos de agressão contra professores em sala de aula registram aumento

Amanhã (quarta-feira, 29/5), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar audiência pública para discutir a falta de segurança a que estão submetidos professores da rede municipal de ensino. A reunião, que foi requerida pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC), vai ocorrer às 13h30, no plenário Camil Caram, e é aberta à participação popular.

De acordo com o parlamentar, os casos de violência registrados contra docentes têm aumentado. As ocorrências mais frequentes estariam associadas à intimidação, seguidas pelos casos de agressões verbais e físicas dirigidas a educadores.

Segundo levantamento realizado pelo jornal "Estado de Minas", Belo Horizonte concentra 32% dos registros verificados nos 29 maiores municípios mineiros. Os casos de violência, no entanto, podem ser mais numerosos, diante da subnotificação.

Foram convidados para a reunião a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, além de representantes da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), da Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte (Assemp), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) e da da Vara da Infância e da Juventude.