SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai debater a falta de leitos hospitalares em BH

O novo vereador Wellington Sapão também participou da reunião

terça-feira, 12 Março, 2013 - 00:00
Vereador Sapão (à esq.) é o novo integrante da Comissão de Saúde e Saneamento

Na tarde de terça-feira (12/3), em sua 5ª reunião ordinária, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal aprovou a realização de audiência pública com a finalidade de discutir o déficit de leitos nos hospitais das redes pública e privada da capital. Os integrantes deram também as boas-vindas ao vereador Wellington Sapão (PSB), empossado ontem, que ocupará a vaga deixada por Bruno Miranda (PDT).

O presidente da comissão, Dr. Nilton (PSB), autor do requerimento para a audiência, contou que vem recebendo inúmeras reclamações, inclusive de usuários de planos de saúde, que não conseguem internações nos hospitais da capital. Segundo ele, estimativas apontam um déficit de cerca de mil leitos na rede pública e 2 mil na rede privada, o que constitui um “tema de extrema importância para a população de Belo Horizonte”.

Afirmando conhecer o problema de perto, por acompanhar dificuldades enfrentadas por familiares, Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) disse que a ocasião permitirá que se verifique quais foram os avanços obtidos após a aprovação, na última legislatura, da Lei 9.952/10, que aumentou o coeficiente de aproveitamento de terreno para hospitais, estimulando o setor.

Bim da Ambulância (PTN) ressaltou que, além da análise dos números e das condições atuais, o debate poderá auxiliar na elaboração de estratégias e ações na busca de soluções para as deficiências apontadas. A audiência pública está prevista para o próximo dia 2 de abril, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Novo integrante

Durante o encontro, os vereadores saudaram a primeira participação do vereador Wellington Sapão, que tomou posse ontem na Câmara Municipal, nas reuniões da Comissão. Lembrando a reconhecida atuação de Sapão na área da saúde, os parlamentares irão requerer a formalização da nomeação do colega como substituto de Bruno Miranda, que assumiu a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Welington Sapão agradeceu a acolhida, afirmando sua satisfação e disposição em contribuir com os trabalhos da comissão. “Contem comigo para fazer a diferença”, disse.