Plenário

Problemas da cidade dominam discursos em reunião plenária

Em foco meio ambiente, segurança e reforma no Regimento Interno

quinta-feira, 7 Fevereiro, 2013 - 00:00
Vereadores durante reunião no Plenário Amynthas de Barros

Vereadores durante reunião no Plenário Amynthas de Barros

Na reunião plenária do dia 7 de fevereiro, os vereadores de Belo Horizonte discutiram diversos temas de interesse da capital, no tradicional pinga-fogo. Estiveram em foco questões ligadas ao meio ambiente, à segurança nas escolas e à reforma no Regimento Interno da Câmara, matéria que pode ter importantes conseqüências para o funcionamento do processo legislativo no município.

No Plenário, o vereador Arnaldo Godoy (PT) informou que, na última quarta-feira (6/2), participou de audiência promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais para discutir a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Na audiência, o parlamentar defendeu as conquistas trazidas pela lei 9529/08, de sua autoria, que determina a substituição de sacolas tradicionais por modelos ecologicamente corretos. Segundo ele, a norma possibilitou uma drástica redução do descarte de resíduos plásticos na cidade, contribuindo para combater a impermeabilização do solo e o entupimento de bueiros, por exemplo. Para o vereador, esse debate deve ser conduzido de forma a preservar o meio ambiente e a garantir que interesses particulares não se sobreponham aos da população.

Arnaldo Godoy ainda defendeu que sejam tomadas medidas para combater o assoreamento da lagoa da Barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital. Para ele, a revitalização do espelho d’água – assim como a do complexo Pampulha – é fundamental para garantir que a cidade tenha mais espaços para o lazer e a convivência humana.

Já o vereador Delegado Edson Moreira (PTN) usou o Plenário para alertar seus pares e o poder público a respeito dos problemas de segurança verificados em escolas de Belo Horizonte. Segundo ele, em diferentes partes da cidade, pontos de venda de drogas estão instalados nas imediações de escolas, colocando em risco jovens e crianças e demandando medidas urgentes das autoridades públicas. 

Regimento Interno

A reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal esteve em pauta na intervenção de Leonardo Matos (PV). Segundo o vereador, que é secretário-geral da Casa, a Mesa Diretora está recebendo propostas de parlamentares para a transformação do Regimento. De acordo com ele, esse esforço coletivo busca atualizar as regras que regem o funcionamento do parlamento, de forma a modernizá-las e a atender melhor as demandas dos cidadãos.

Tarcísio Caixeta (PT) tomou a palavra para lembrar os desacertos ocorridos no último clássico Atlético x Cruziero, no Mineirão. Já Iran Barbosa (PMDB) se referiu à importância do papel da oposição no Poder Legislativo, enquanto Dr. Nilton (PSB) falou sobre a qualidade da bancada do PSB na Câmara, que, em conjunto, recebeu expressiva votação na última eleição.   

Ainda na reunião plenária, o vereador Marcelo Aro (PHS) manifestou pesar em função do recente falecimento da psicóloga Renete Jost de Morais, que segundo ele sempre desempenhou um importante papel junto a comunidades do Bairro Belvedere. Gilson Reis (PCdoB) criticou os constantes ataques da imprensa à política macroeconômica do governo federal, afirmando que ela contribuiu para reduzir o desemprego, aumentar a massa salarial e derrubar as taxas de juros. Já o vereador Coronel Piccinini (PSB) encaminhou moção de aplauso ao Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, bem como a seus comandados, em decorrência da realização, em conjunto com a PBH, de operação de fiscalização nas casas de shows, boates e bares, com a finalidade de prevenir incêndios e acidentes.

Assista a reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional