NECRÓPOLES MUNICIPAIS

Falta de manutenção dos cemitérios de BH será tema de audiência

Vereadora quer fundo para converter taxas de manutenção em melhorias

quarta-feira, 20 Junho, 2012 - 00:00

Mato alto, pouca iluminação, sujeira, proliferação de insetos e roedores. Problemas causados pela falta de conservação das necrópoles municipais que motivaram a realização de audiência pública pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quinta-feira (21/6), às 9h30, no Plenário Camil Caram.

A vereadora Elaine Matozinhos (PTB), que solicitou a reunião, conta que presenciou o descaso com a estrutura dos cemitérios da capital quando acompanhou velórios recentemente. A parlamentar pretende propor a criação de um fundo destinado à manutenção das lápides e dos campos santos de BH. “As taxas pagas pelas pessoas por enterros ou pela reserva de um espaço no cemitério vão para o caixa único da Prefeitura. Dessa forma, esse valor acaba não sendo convertido em melhorias”, disse Elaine.

Belo Horizonte possui quatro necrópoles municipais: Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim, Cemitério da Saudade, Cemitério da Paz e Consolação, que totalizam uma área de 706 mil metros quadrados, nos quais cerca de 793 mil pessoas já foram sepultadas.
Foram convidados para o debate representantes da secretarias municipais de Governo e de Finanças; Fundação de Parques Municipais e Divisão de Necrópole.