Vereadores mirins são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral
Eleitos participarão de cerimônia de posse no dia 25/6 na CMBH; iniciativa inclui treinamentos e apresentação de propostas

Foto: Cristina Medeiros/CMBH
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) diplomou, nesta quarta-feira (22/5), 45 crianças e adolescentes eleitos vereadores mirins para a 16ª Legislatura do Projeto Câmara Mirim. A cerimônia, que lotou o auditório do tribunal, contou com a presença do vereador Pablo Almeida (PL) — representando o presidente da CMBH, Juliano Lopes (Pode) —; do presidente do TRE, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira; e do controlador-geral do Município, Leonardo de Araújo Ferraz; além de estudantes, pais, professores e diretores de escolas.
A votação para escolha dos vereadores mirins ocorreu no dia 7 de maio e envolveu mais de 5 mil estudantes de 15 escolas públicas e particulares de BH. Os eleitos participarão ainda da cerimônia de posse, a ser realizada no dia 25 de junho, às 13h30 no Plenário Helvécio Arantes da CMBH.
Mais votado
Eleito proporcionalmente o vereador mirim mais votado, Paulo André Silva Parreira, de 14 anos, aluno do Colégio Batista (unidade Castelo), disse que a experiência tem sido desafiadora.
“Tira o aluno da zona de conforto, daquela rotina de fazer prova e para casa. Eu pesquisei muito sobre a cidade, criei algumas propostas, apresentei minhas ideias para meus colegas. E ainda tive que vencer a timidez para fazer as apresentações”, afirmou.
Um dos projetos apresentados pelo estudante traz a proposta de adoção de ônibus de dois andares, visando melhorar a mobilidade urbana. “Em Hong Kong, os ônibus de dois andares são muito comuns e fazem parte do sistema de transporte público, considerado um dos melhores do mundo”, contou.
Já Davi Melo Martins Ramos, de 12 anos, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Venda Nova, disse que sempre quis saber como funciona o processo político — o que o motivou a participar do programa. “Fiquei surpreso e muito feliz ao ser eleito pelos meus colegas. Tive que passar de sala em sala explicando minhas propostas e a disputa de votos foi bem apertada”, afirmou o estudante.
Juventude descobre valor da política
Em seu pronunciamento, Pablo Almeida defendeu que boas perspectivas de futuro se abrem quando a juventude descobre o valor da política e o compromisso com o bem comum.
“Estamos aqui para servir a sociedade. Sou oriundo de escolas públicas e atingi a marca de vereador mais votado da cidade. Digo isso para mostrar que essa realidade não é distante de nenhum de vocês”, afirmou Pablo Almeida.
Já o presidente do TRE, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, contou que desde 2009 a entidade abraça o projeto por entender a dimensão que ele tem para a capacitação de futuros cidadãos. “Em 2015 ou 2016, participei pela primeira vez de uma sessão do Câmara Mirim na sede da CMBH e saí de lá encantado por ver o quanto aquilo era significativo para a formação das crianças e adolescentes. É um ambiente que forma, que dá base para exercerem a cidadania”, contou. Ele também convidou os estudantes a participarem de uma sessão do TRE e a conhecerem melhor a instituição.
Para o controlador-geral do Município, Leonardo Ferraz, a interlocução proporcionada pelo Câmara Mirim faz os estudantes compreenderem a relevância do Poder Legislativo para a democracia. “Política é convivência, é diálogo, é o que nos permite viver em sociedade”, disse.
O que faz um vereador mirim?
A 16ª Legislatura prevê sessões mensais na Câmara Municipal de BH, onde os vereadores mirins vão aprender sobre processo legislativo, desenvolver habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutir problemas das comunidades e formular propostas para solucioná-los. O grupo também vai simular audiências públicas, reuniões de comissões e outras atividades típicas da rotina parlamentar.
Ao final, os vereadores mirins debatem e votam, em uma sessão de Plenário, as propostas, que são encaminhadas como sugestões aos parlamentares da CMBH e podem se tornar projetos de lei ou indicações ao Executivo.
Câmara Mirim é um projeto realizado anualmente pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de BH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o TRE-MG e o Centro Pedagógico da UFMG.
Superintendência de Comunicação Institucional